Doença

Unimed Caruaru desmente caso suspeito de coronavírus

Três casos estão sendo investigados em Pernambuco; pacientes estão internados no Recife

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 27/02/2020 às 16:35
Pixabay
FOTO: Pixabay

O Hospital Unimed Caruaru divulgou uma nota nesta quinta-feira (27) negando que haja um caso suspeito de coronavírus na unidade. De acordo com o texto, por precaução, um paciente que apresentava sintomas de um resfriado comum deu entrada na urgência nesta quinta, por ter tido contato com dois estrangeiros durante o Carnaval, um de Portugal e outro do Canadá, países onde não há casos confirmados da doença.

De acordo com o hospital, o paciente não se enquadra em nenhuma das situações que podem ser consideradas como casos suspeitos: histórico de viagem nos últimos 14 dias para áreas com transmissão e contato com pessoas que tenham histórico de aproximação com casos suspeitos ou confirmados para o coronavírus com a presença de sinais de febre ou sintomas respiratórios (tosse ou dificuldade para respirar).

A Unimed Caruaru informou ainda que a equipe do hospital seguiu o protocolo do Ministério da Saúde, que orienta o procedimento em situações suspeitas com o isolamento do paciente até o descarte da possibilidade da doença. O paciente já recebeu alta.

Suspeitas em Pernambuco

Até a última atualização, na noite de quarta-feira (26), havia três casos suspeitos do Covid-19 sendo investigados pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE): uma mulher de 51 anos, um jovem de 24 e um homem de 41 anos. Os dois primeiros estão internados no Hospital Oswaldo Cruz, no Recife, e o último em um hospital particular da capital pernambucana. No Brasil, há apenas um caso da doença confirmado, em São Paulo.

Coronavírus no mundo

A epidemia, descoberta em dezembro em Wuhan, na China, contaminou mais de 78,6 mil pessoas naquele país, das quais 2,7 mil morreram. O balanço provisório da epidemia do coronavírus Covid-19 é de 2,8 mil mortos e mais de 82 mil pessoas infectadas, de acordo com dados reportados por 48 países e territórios. Das pessoas infectadas, mais de 33 mil se recuperaram.

Veja o avanço do coronavírus: