Impacto econômico

Feiras do Moda Center Santa Cruz são suspensas devido ao coronavírus

Medida tem como objetivo impedir a disseminação do Covid-19

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 18/03/2020 às 12:04
Everton Moura
FOTO: Everton Moura

As feiras do Moda Center Santa Cruz, em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco, serão suspensas de forma temporária por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A informação foi divulgada pelo prefeito do município, Edson Vieira, durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (18). A suspensão já começa a valer a partir da próxima feira, que seria realizada nos dias 23 e 24 de março.

A decisão é preventiva para evitar a disseminação do coronavírus, já que as feiras recebem semanalmente pessoas de vários estados. "Não é fácil para cadeia produtiva de Santa Cruz, Caruaru e Toritama. Mas a gente tem que pensar em vidas, em saúde pública", justificou. A feira do Calçadão Miguel Arraes também foi suspensa. Já o horário da Central de Feiras será reduzido.

Reuniões foram realizadas entre a prefeitura, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), representantes do Moda Center, autoridades sanitárias, entre outros. O Moda Center recebe por feira em torno de 50 mil pessoas na baixa temporada e 150 mil na alta temporada.

O prefeito informou ainda que nessa terça-feira (17) reuniu-se com a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, e um representante da prefeitura de Toritama. Segundo ele, estas outras cidades do Polo de Confecções também devem anunciar a suspensão das feiras.

Em nota, o Moda Center informou que a medida segue as orientações de decreto do Governo de Pernambuco e do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus de Santa Cruz. A decisão foi conjunta com a prefeitura do município, a Associação Empresarial (Ascap), a CDL Santa Cruz e a Associação Santacruzense de Contabilistas (Ascont). A administração do Moda Center avalia o cenário diariamente e considera a saúde de todos uma prioridade.

A diretoria do empreendimento planeja a logística para que os condôminos retirem mercadorias ao longo da semana e façam vendas online. Os procedimentos serão anunciados em breve.

Outras medidas

Além da suspensão das feiras no Moda Center, a prefeitura de Santa Cruz determinou a suspensão das aulas da rede pública e particular; a proibição de eventos com público acima de 100 pessoas; a suspensão de atividades do Centro de Convivência com o Idoso (CCI) e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV); criação de salas de isolamento provisórias nas unidades de saúde; suspensão de concessão de férias dos servidores de saúde; suspensão do Cidade Lazer por tempo indeterminado, entre outros.