Saúde

Veja o que abre e o que fecha em Caruaru por conta do coronavírus

Alguns estabelecimentos e serviços precisaram ser suspensos

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 17/03/2020 às 9:59
Reprodução/Google Street View
FOTO: Reprodução/Google Street View

O novo coronavírus está alterando o funcionamento de estabelecimentos e serviços em todo o estado de Pernambuco. Em Caruaru, no Agreste do estado, várias medidas estão sendo tomadas para prevenir o contágio da população. Confira o que abre e fecha na cidade durante esse período, além de alguns eventos que precisaram ser adiados ou cancelados por causa da pandemia.

Escolas

As aulas das escolas da rede pública e privada serão canceladas a partir desta terça-feira (17).

Universidades

Aulas das faculdades estão suspensas. A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade de Pernambuco (UPE) devem ter atividades paralisadas até 31 de março.

Fórum

O Fórum de Caruaru suspendeu o atendimento presencial nas dependências dos Prédios Juiz Demóstenes Batista Veras, João Elísio Florêncio e 1ª Câmara Regional. A medida deve seguir até 20 de março deste ano.

A suspensão das audiências ficará à critério de cada magistrado. Também estão suspensos eventos reservados pela Diretoria do Fórum e casamentos agendados para os auditórios e quaisquer outras dependências dos prédios judiciais.

Shoppings

A partir desta quinta-feira (19), o Caruaru Shopping funcionará das 12h às 20h, para todas as operações. O Mega Day 2020 foi suspenso. O Shopping Difusora funcionará das 11h às 20h de segunda à sábado. Aos domingos, o shopping funcionará das 12h às 20h.

Serviços

Alguns serviços serão paralisados, como a emissão do Cartão do Idoso e de Deficiente. Serviços de saúde como o atendimento ambulatorial de odontologia, a coleta de material para citologia e para exames laboratoriais de rotina estão incluídos na decisão.

O atendimento ambulatorial do Ame Animal também está suspenso, sendo realizadas as atividades apenas em situação de emergência.

Via Parque e Caruaru em Movimento

Entre as novas medidas, o Grupo Integrado de Atendimento de Emergências Relacionadas a Desastres Naturais e Correlatos suspende as atividades esportivas na Via Parque e ações do Caruaru em Movimento, e também atividades culturais em museus e em parques públicos. As quadras esportivas da Via Parque serão fechadas.

Academias de ginástica

Estarão fechadas a partir desta quarta-feira (18).

Administração Municipal e órgãos respectivos

Horário de atendimento ao público será das 7h às 13h.

Atendimentos ambulatoriais

Ficam restritos os atendimentos ambulatoriais não prioritários na rede pública e privada, assim como as visitas aos hospitais públicos e privados. Como prioridades, ficaram definidos atendimentos domiciliares de saúde aos idosos e a vacinação domiciliar de crianças e idosos.

Cinemas e teatros

Estarão fechados.

Eventos

O Caruaru Por Paixão, que estava marcado para a Semana Santa foi suspenso.

A 3ª edição da corrida Crazy Runners, que estava prevista para o próximo domingo (22), foi adiada, mas ainda não teve nova data divulgada.

O evento Arena Sunset que seria realizado no dia 29 de março precisou ser remarcado para o dia 21 de junho deste ano.

Sobre o novo coronavírus

O coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31 de dezembro do ano passado na China. O novo vírus foi intitulado Covid-19. A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, que são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1. Veja quais são os sintomas do coronavírus e como fazer a prevenção.

Acompanhe o vírus pelo mundo