O estado de Pernambuco chegou a 99% de ocupação dos leitos públicos (Sistema Único de Saúde) de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) dedicadas aos atendimentos do novo coronavírus, de acordo com o secretário estadual de Saúde, André Longo.
Segundo ele, o número impõe uma situação crítica, que já coloca algumas pessoas na fila aguardando por um leito de terapia intensiva. "É muito preocupante", lamentou.
> UTI no limite: entenda a taxa de ocupação das vagas para coronavírus em Pernambuco
O secretário destacou que o Estado tenta abrir mais leitos de UTI diariamente, mas se antes havia um adiantamento de leitos com relação ao número de pessoas necessitando deles, agora a situação está empatada. Ele lembrou que a letalidade da covid-19 é 10 vezes maior do que a da H1N1 (gripe suína), cujo surto ocorreu em 2009.
Isolamento social
- Recuperados da covid-19 se aproximam de 23 mil no Brasil
- Coronavírus: Pernambuco tem 2.908 casos confirmados, com 260 mortes
- Coronavírus: Caruaru recebe 11 respiradores pulmonares
- Caruaru confirma terceira morte por coronavírus; cidade tem 18 casos
- Coronavírus: Respiradores enviados para UTIs em PE já estão em uso
André Longo lembrou que a única forma de diminuir a necessidade pelos leitos e o colapso do sistema de saúde é o isolamento social. De acordo com ele, em torno de 50% da população do Estado está isolada, mas o ideal a ser atingido era de 70%. Segundo ele, também é preciso manter as medidas de higiene e a etiqueta respiratória para evitar a disseminação do vírus.
Números em Pernambuco
Subiu para 2.908 o número de casos confirmados do novo coronavírus (covid-19) em Pernambuco, de acordo com o boletim epidemiológico desta terça-feira (21). Nas últimas 24h, foram 218 novos casos da covid-19. Da segunda para a terça, 26 novas mortes foram confirmadas laboratorialmente. O Estado totaliza agora 260 mortes pela doença.