Economia

Veja as atividades autorizadas a funcionar em cada cidade pernambucana

Saiba as etapas em que cada município está do plano de reabertura das atividades econômicas

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 02/07/2020 às 12:45
Marco Aurélio/Rádio Jornal Petrolina
FOTO: Marco Aurélio/Rádio Jornal Petrolina

O Plano de Convivência das Atividades Econômicas com a Covid-19 está em prática desde o início de junho em Pernambuco. Algumas cidades do Estado já estão avançadas nas etapas; outras ficaram para trás por causa da falta de estabilização dos casos do novo coronavírus. Mas com tantas etapas (11, no total) e atividades econômicas diferentes (32), muitos pernambucanos ficam na dúvida sobre o que está autorizado a funcionar em cada um dos 184 municípios.

Para entender melhor o plano, é preciso saber que Pernambuco tem 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), e os municípios que estão em cada uma delas seguem juntos para cada etapa. No fim da matéria, você poderá ver as cidades que fazem parte de cada Geres.

Cidades do Sertão não avançam para a próxima etapa do plano de reabertura da economia

Quarentena em Caruaru e Bezerros: entenda o que pode funcionar

Atualmente, nove Geres estão na etapa 4 do Plano de Convivência e três Geres estão na etapa 2. A partir da próxima segunda-feira (6), as Geres do Recife, Limoeiro e Goiana, que juntas compreendem 50 municípios, avançam para a etapa 5.

Mas o que está autorizado a funcionar em cada uma destas etapas? Confira a seguir.

Segunda etapa

Nos municípios que estão na etapa 2, na área das Geres III (Palmares), XII (Goiana), IV (Caruaru)* e V (Garanhuns), podem funcionar:

- Construção civil (50% da mão de obra)
- Comércio atacadista
- Lojas de material de construção
- Consultórios, laboratórios e clínicas, serviços de fisioterapia e psicologia, além de óticas e ambulatórios
- Shopping centers (apenas delivery e drive thru, com pontos de coleta nos estacionamentos)
- Varejos de bairro e de centro (apenas delivery)

*A exceção deste grupo são Caruaru e Bezerros, localizadas na IV Geres, que cumprem uma quarentena mais rígida decretada pelo Governo de Pernambuco. A quarentena tem duração de 10 dias e segue até o próximo domingo (5). Nestes municípios, podem funcionar serviços essenciais; lojas de material de construção; serviços de saúde; construção civil (com 50% da capacidade), entre outros. O comércio atacadista, lojas de tecido e óticas devem funcionar apenas para coleta. Os outros municípios da IV Geres seguem as normas da etapa 2, mencionadas acima.

Quarta etapa

Estão na quarta etapa os municípios das outras nove Geres, sediadas em Recife (I), Limoeiro (II), Arcoverde (VI), Salgueiro (VII), Petrolina (VIII), Araripina (IX), Afogados da Ingazeira (X) e Serra Talhada (XI). Nas cidades destas regionais de saúde, podem funcionar (além do previsto nas etapas anteriores):

- Varejos de bairro e centro
- Construção civil (100% da mão de obra)
- Shopping center (com controle de fluxo e 30% da capacidade, além de horário restrito das 12h às 20h).
- Salões de beleza e serviços de estética (novos protocolos)
- Concessionárias, locadoras de veículos e similares (50% dos funcionários)
- Treinos de futebol profissional

Quinta etapa

O Governo de Pernambuco já confirmou que as Geres do Recife (I), Limoeiro (II) e Goiana (XII)* entrarão na quinta etapa a partir da próxima segunda-feira (6). Isto significa que serão liberados:

- Serviços de escritório (50% da capacidade)
- Concessionárias, locadoras de veículos e similares (100% dos funcionários)

*A regional de saúde de Goiana, que atualmente está na segunda etapa, pulará para a quinta etapa. Isto acontecerá, de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, seguindo os dados da saúde, que apresentaram melhora na região.

E as outras Geres vão continuar na fase em que estão?

O Governo do Estado ainda não confirmou se as cidades do Sertão irão avançar para a quinta etapa do plano ou não. Uma nova avaliação está prevista para o próximo sábado (4) para definir a situação da região, assim como a das Geres IV (Caruaru), V (Garanhuns) e III (Palmares). A expectativa destas três últimas é maior, uma vez que os municípios ainda estão na segunda etapa do plano e sequer podem reabrir o comércio varejista.

Próximas etapas

As próximas fases do Plano de Convivência com a Covid-19 incluem a reabertura gradual de bares, restaurantes e lanchonetes; academias de ginástica e similares; serviço público; feira e Polo de Confecções do Agreste; museus, cinemas e parques de diversão; eventos gerais e esportivos. O plano também inclui o avanço de setores que ainda não atingiram a capacidade máxima de funcionamento.

Apesar disto, ainda não há data definida para o início da flexibilização destas atividades.

Veja a seguir a lista das 12 Gerências Regionais de Saúde e quais os municípios de cada uma:

I Geres (Recife): Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Chã Grande, Chã de Alegria, Glória de Goitá, Fernando de Noronha, Igarassu, Ipojuca, Itamaracá, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, Pombos, Recife, São Lourenço da Mata e Vitória de Santo Antão.

II Geres (Limoeiro): Bom Jardim, Buenos Aires, Carpina, Casinhas, Cumaru, Feira Nova, João Alfredo, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro, Limoeiro, Machados, Nazaré da Mata, Orobó, Passira, Paudalho, Salgadinho, Surubim, Tracunhaém, Vertente do Lério e Vicência.

III Geres (Palmares): Água Preta, Amaraji, Barreiros, Belém de Maria, Catende, Cortês, Escada, Gameleira, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Lagoa dos Gatos, Maraial, Palmares, Primavera, Quipapá, Ribeirão, Rio Formoso, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, Sirinhaém, Tamandaré e Xexéu.

IV Geres (Caruaru): Agrestina, Alagoinha, Altinho, Barra de Guabiraba, Belo Jardim , Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Felix, Caruaru, Cupira, Frei Miguelinho, Gravatá, Ibirajuba, Jataúba, Jurema, Panelas, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Una, São Caetano, São Joaquim do Monte, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Toritama e Vertentes.

V Geres (Garanhuns): Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Itaíba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmerina, Paranatama, Saloá, São João e Terezinha.

VI Geres (Arcoverde): Arcoverde, Buíque, Custódia, Ibimirim, Inajá, Jatobá, Manarí, Pedra, Petrolândia, Sertânia, Tacaratu, Tupanatinga e Venturosa.

VII Geres (Salgueiro): Belém do São Francisco, Cedro, Mirandiba, Salgueiro, Serrita, Terra Nova, Verdejante.

VIII Geres (Petrolina): Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina, Santa Maria da Boa Vista.

IX Geres (Araripina): Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena, Trindade.

X Geres (Afogados da Ingazeira): Afogados da Ingazeira, Brejinho, Carnaíba, Iguaraci, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Terezinha, São José do Egito, Solidão, Tabira, Tuparetama.

XI Geres (Serra Talhada): Betânia, Calumbi, Carnaubeira da Penha, Flores, Floresta, Itacuruba, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Belmonte, Serra Talhada, Triunfo.

XII Geres (Goiana): Goiana, Aliança, Camutanga, Condado, Ferreiros, Itambé, Itaquitinga, Macaparana, São Vicente Ferrer, Timbaúba.