Pernambuco teve 128 urnas eletrônicas substituídas, diz TRE-PE

Balanço é do início da tarde deste domingo
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 15/11/2020 às 14:16
Votação na Escola Murilo Braga em Cavaleiro, em Jaboatão dos Guararapes Foto: Filipe Jordão/JC Imagem


Um balanço divulgado no início da tarde deste domingo (15) pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) revela que 128 urnas eletrônicas foram substituídas por apresentar problemas.

Quase 20 mil urnas estão em funcionamento no estado para as eleições municipais. No primeiro balanço do TRE-PE, divulgado no início da manhã, foram 78 urnas trocadas. A votação começou às 7h em todo o Brasil.

Segundo o tribunal, o número representa menos de 1% do total. O secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRE-PE, George Maciel, garante que não houve perda de votos em nenhuma zona e seção eleitoral.

O maior número de substituições aconteceu em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, que teve 13 urnas trocadas. Em Caruaru, no Agreste, foram sete substituições. Em terceiro lugar ficou São Lourenço da Mata, também no Grande Recife, com seis equipamentos trocados. O TRE-PE informou que todas as urnas que tiveram problemas eram de 2009.

Falta de energia

Houve falta de energia em três cidades pernambucanas: Serra Talhada (Sertão), Panelas (Agreste) e São Lourenço da Mata. A situação foi normalizada e não comprometeu a votação, já que as urnas têm autonomia para funcionar até o fim do dia.

*Com informações do JC

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory