Participação política

Rannya Freitas, 18 anos, é a vereadora eleita mais jovem do Nordeste

"Precisamos acreditar na política que transforma as realidades e muda nossa sociedade"

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 18/11/2020 às 12:21 | Atualizado em 09/03/2023 às 14:40
Reprodução/Instagram
FOTO: Reprodução/Instagram

A estudante de Direito Rannya Oliveira Aquino de Freitas, 18 anos, é a vereadora eleita mais jovem do Nordeste. Em 2021, ela assumirá uma vaga na Câmara Municipal de Sanharó, no Agreste de Pernambuco. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a idade mínima para assumir o cargo de vereador é de 18 anos. Rannya Freitas (PSB) é segue os passos da família, que está inserida na política do município.

Com 832 votos, a jovem foi a segunda vereadora mais votada da cidade, e a única mulher a ser eleita na Câmara. Com 11 parlamentares, a cidade tem quase 27 mil habitantes.

Aos 23 anos, empresária Talita Fonseca é a prefeita eleita mais jovem do Brasil

Para a estudante, é uma grande responsabilidade ser uma das mais jovens eleitas no País. Desde cedo, ela participava de movimentos políticos em Sanharó e segundo ela, a vontade de disputar o cargo eletivo veio de indagações feitas ao longo de sua trajetória.

Quando estudava no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Rannya se questionava porque precisava se deslocar para outra cidade para ter acesso a uma educação técnica profissionalizante. "A cidade, comparada a outras da região, não tem um desenvolvimento proporcional. E a única resposta [para mudar], o único caminho é a política, entendendo política como transformação, que gera oportunidades", declarou, em entrevista à TV Jornal Interior.

A partir disto, nasceu a vontade de participar ativamente do processo. "A gente precisa gerar essa esperança, a gente precisa acreditar nessa política com 'P' maiúsculo, baseada em evidências, que traz projetos, que transforma as realidades e que muda completamente a nossa sociedade", destacou a jovem.

Veja a entrevista:

Errata: anteriormente, a matéria falava em Rannya Freitas sendo a vereadora eleita mais jovem do Brasil.