Natal: ocupação da rede hoteleira já ultrapassa 90% em Garanhuns

Evento recebe cerca de 1 milhão de pessoas nos dois meses de realização
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 25/10/2019 às 16:36
Desfiles do Papai Noel da Avenida Santo Antônio atraem milhares de pessoas Foto: Divulgação/Prefeitura de Garanhuns


Para muita gente, a contagem regressiva para o Natal começa no dia 1º de dezembro, mas em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, as festas de fim de ano começam no dia 8 de novembro com "A Magia do Natal", evento que tem shows, apresentações culturais, desfiles do Papai Noel, entre outros. A ocupação da rede hoteleira - que está em mais de 90%, faltando 14 dias para o evento - é prova disto.

Estimativas da Secretaria de Turismo do município revelam que os números deste ano deverão ser maiores do que os da festa no ano passado, já que a ocupação da rede hoteleira encerrou 2018 com 85%. No ano passado, houve um aumento nas vendas de alimentos em 71%, número creditado ao evento pelos entrevistados na pesquisa.

Para este ano, a expectativa é de que R$ 40 milhões sejam injetados na economia da cidade no período natalino, incluindo as áreas de hotelaria, alimentação e comércio. Mais de 1 milhão de pessoas são esperadas para circular na cidade em novembro e dezembro. "Nosso intuito é que as pessoas passem o dia visitando e conhecendo a cidade, para curtir o clima de Garanhuns, as praças. Além da decoração, as belezas naturais", ressalta a secretária de Turismo, Neile Barros.

A edição deste ano da Magia do Natal de Garanhuns será realizada entre 8 de novembro e 31 de dezembro. Estão incluídas na programação apresentações teatrais, balés, pastoris, e shows de José Augusto, The Fevers, Adilson Ramos, Elymar Santos, Quinteto Violado, Marina Elali, Maestro Eduardo Lages, entre outros.

Decoração da Prefeitura de Garanhuns em 2017
Daniela Batista/Prefeitura de Garanhuns

Preparação

Os temas da decoração das praças e da Avenida Santo Antônio - onde são realizados os desfiles de Papai Noel - são mantidos em sigilo até o último minuto. Anualmente, a ornamentação é revelada no momento da abertura da festa. A ideia é trabalhar a festa religiosa e a comercial em vários pontos da cidade.

Nas praças, serão utilizados vários personagens para gerar interatividade com o público. Pessoas de todas as idades poderão aproveitar os brinquedos e participar da decoração. Mais de 100 artesãos participam dos trabalhos.

A árvore gigante da Fonte Luminosa, que ano passado teve 12 metros, este ano terá 15. A ornamentação inclui mais de 40 personagens como Papei Noel, duendes, entre outros, e utiliza materiais como pelúcia, fibra, ferro, madeira. A iluminação terá mais de 2 milhões de pontos LED. Além disto, este ano, o desfile do Papai Noel terá 10 carros alegóricos e o trem do Bom Velhinho terá mais um vagão.

A Magia do Natal gerou empregos diretos e indiretos, dentre eles eletricistas e pintores, selecionados através de um processo da prefeitura. A Secretaria de Turismo estima que aproximadamente 700 pessoas trabalham para realizar a Magia do Natal.

  

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory