Cultura

São João do Recife terá apresentações em forroviocas e lives

Serão mais de 420 apresentações virtuais e itinerantes

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 08/06/2020 às 15:44
Divulgação/Prefeitura do Recife
FOTO: Divulgação/Prefeitura do Recife

A Prefeitura do Recife divulgou nesta segunda-feira (8) como será o São João 2020, devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19). Com a impossibilidade de realização de festas de rua, uma programação será montada através da internet, com lives de shows, rodas de conversa, missa, além de forroviocas percorrendo a cidade.

Para viabilizar a contratação dos artistas, patrocinada pela iniciativa privada, será realizada uma seleção com os habilitados para o ciclo junino do ano passado. Os cachês variam entre R$ 2,4 mil e R$ 10 mil. O edital de credenciamento ficará aberto até 15 de junho e os interessados devem acessar o site.

Vai ter São João no SJCC Interior; saiba como acompanhar

Prefeitura de Caruaru lança São João Caruaru Solidário

A programação começa nos dias 16, 17 e 18 de junho, quando haverá rodas de conversa com quadrilheiros, com os temas: A Organização do Movimento Quadrilheiro e os impactos Sociais e Econômicos das Quadrilhas Juninas nas comunidades; As Origens, as Devoções e as Festas; Os Concursos, as Transformações e a Quadrilha do Futuro.

No dia 23 de junho, uma missa celebrada no Morro da Conceição será transmitida pela internet. Na data haverá ainda uma procissão sem público dos Santos Juninos.

A festa também levará forró de forma itinerante para os bairros, com duas Forroviocas. Serão 48 atrações para percorrer todas as regiões da cidade, nos dias 23, 24, 26, 27, 28 e 29, no horário das 18h às 22h. O público poderá acompanhar através da porta, janela, quintal, varanda; sem aglomerações.

Além disto, nos dias 23 e 29, véspera de São João e São Pedro, respectivamente, serão transmitidos oito shows de um estúdio montado no Sítio Trindade. Outras 370 apresentações gravadas previamente pelos artistas serão disponibilizadas nos canais digitais da prefeitura.

Um site na internet, que ainda será lançado, terá sugestões de brincadeiras, receitas e outros conteúdos do ciclo junino. Também através da página, as pessoas que produzem e vendem comidas típicas poderão divulgar o trabalho.

A programação promoverá ainda a arrecadação de recursos para as pessoas atingidas financeiramente pela crise do coronavírus. A população poderá ajudar a partir da plataforma Quero Impactar.

Os homenageados do evento são Josildo Sá e Silvério Pessoa.

Fogos e fogueiras proibidos

A venda de fogos de artifício e o acendimento de fogueiras foram proibidos para reforçar as estratégias de controle da covid-19, já que trata-se de uma doença respiratória, que poderia ser agravada em função da fumaça.