menu

Vai ter São João no SJCC Interior; saiba como acompanhar

Programação especial foi preparada para animar famílias em casa

São João será em casa este ano, por causa do coronavírus
São João será em casa este ano, por causa do coronavírus (Nova Arte Filmes/Divulgação)

As festas de rua do São João não poderão ser realizadas em 2020 por causa da pandemia do novo coronavírus, mas o Sistema Jornal do Commercio Interior (SJCC Interior) não deixará o mês de junho passar em branco. Haverá muita festa, sim, em casa. A programação especial foi preparada para homenagear e enaltecer as tradições do interior Pernambuco e do Nordeste como um todo.

A festa começa em toda a Rádio Jornal Interior nesta sexta-feira (5), às 11h, com a estreia do programa especial "Tradição e Forró", ancorado por Wellington Lacerda. Durante uma hora, os ouvintes poderão entrar no clima junino com músicas tradicionais do período. Nos sábados pela manhã, cada rádio terá uma programação junina especial. O "Arraial da Jornal" terá a participação de artistas locais e nacionais.

Projetos do São João da TV Jornal com mais interatividade

Prefeitura de Caruaru lança São João Caruaru Solidário; saiba como participar

Além disto, a Rádio Jornal Caruaru (AM 1080) fará transmissões ao vivo nas redes sociais com Givanildo Silveira e forrozeiros da região todas as sextas-feiras do mês, das 20h às 22h. "Terá São João sim na Rádio Jornal, como temos frisado para nossos ouvintes. Terá muito forró e animação durante todo o mês de junho", garante a coordenadora da Rádio Jornal Caruaru, Izabela Barbosa.

Na TV Jornal Interior, o arraial será montado aos sábados, a partir das 12h30. Ancorado por Dilson Oliveira, Givanildo Silveira e outros apresentadores da TV e da rádio, o programa especial com quase duas horas de duração terá muita música, reportagens especiais, entrevistas, homenagens, entre outros. Durante toda a programação do mês de junho, em parceria com a prefeitura, será divulgada a plataforma São João Caruaru Solidário, que arrecada donativos para 18 mil artistas, artesãos, bacamarteiros, barraqueiros e outros trabalhadores impactados economicamente pelo cancelamento do evento.

"Este tem sido um ano extremamente desafiador para o jornalismo. Cobrir fatos de repercussão mundial e todas as mudanças que eles trouxeram tem sido um aprendizado diário e nesse São João não será diferente. Mesmo com o evento de rua não acontecendo, temos a missão de valorizar essa tradição nordestina, com criatividade, ousadia e seguindo todas as medidas de segurança necessárias. Estamos ainda ajudando, através do conteúdo, quem está precisando de auxílio nesse momento", destaca o gerente de jornalismo da TV Jornal Interior, Diego Barbosa.

Demonstrando mais uma vez a integração do SJCC Interior, haverá lives nas plataformas digitais e transmissões especiais na TV. No próximo sábado (6), a partir das 22h30, será exibido um show especial com Alcymar Monteiro gravado durante o lançamento do São João da TV Jornal. O programa especial será ancorado por Marcela Calado e Izabela Barbosa, direto das casas delas, via chamada de vídeo, e terá ainda reportagens especiais sobre o período. Será possível acompanhar tanto na televisão como no NE10 Interior, Facebook e YouTube.

Petrolina decide proibir fogueiras e fogos de artifício no mês junino

No Dia dos Namorados, 12 de junho, haverá a live "Tome Amor" com Batista Lima, nas plataformas digitais do SJCC Interior, a partir das 19h. No dia seguinte, o show será reprisado, às 22h30, na TV. No dia 20 de junho, o "Especial GD" vai exibir um dos shows de Gabriel Diniz no São João de Caruaru, a partir das 22h30, simultaneamente na televisão e nas redes sociais. Na véspera de São João, dia 23/06, quem comanda a live do "Arraial Danado de Bom" é Solange Almeida, às 19h, nas plataformas digitais de Caruaru e Recife. Às 23h15 do mesmo dia, o arraial será reapresentado, também nas duas emissoras. O dia 27 de junho será de lembranças de grandes shows do Pátio do Forró, com o "#TBT Danado de Bom", às 22h30 na internet e na TV.

O diretor executivo do SJCC Interior, Carlos Humberto Rocha Júnior, contou que a equipe se preocupou em manter o brilho da festa sem deixar de valorizar a relevância do evento: "O que tem de mais forte no São João é a tradição. Isso nos motivou a querer garantir que a festa não deixasse de acontecer, com a segurança necessária para o momento. Ao mesmo tempo, não se pode negar tudo o que está ocorrendo, por isso tivemos o cuidado em adotar uma causa social, em parceria com a prefeitura, e ao mesmo tempo valorizar a tradição e a relevância cultural que o evento tem. Estaremos ao lado das pessoas que estão assistindo, levando entretenimento e diversão através do forró tradicional, trazendo a identidade do SJCC em destacar a cultura de Pernambuco e do Nordeste".

Prevenção

Todos os programas e procedimentos realizados para viabilizar o São João nas casas das pessoas através dos veículos do SJCC Interior estão sendo realizados seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para prevenir a transmissão da covid-19, no que diz respeito ao distanciamento social, aferição de temperatura, uso de máscaras, higienização com álcool em gel, entre outros.