Festas juninas

Moradores usam criatividade para comemorar São João no Agreste durante pandemia

Apaixonados por São João, eles desenvolveram projetos para não deixar festa passar em branco

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 20/06/2020 às 11:52
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

As festas juninas são as mais tradicionais do Nordeste, e muita gente ficou de coração partido por causa do cancelamento dos eventos de rua devido à pandemia do novo coronavírus. Mas com um pouco de criatividade, está sendo possível comemorar o São João no Agreste de Pernambuco.

Foi o caso do autônomo Antenor Neto, que enfeitou um carro com a temática junina e criou a boneca Josefa, ou Zefinha, para levar a festa para os amigos em Caruaru. "No dia 1º de junho, [que seria a abertura do São João], eu conversava com os amigos e todo mundo estava triste com a falta do São João", conta, sobre a origem da ideia.

A bordo do Carro do Forró, Antenor começou a fazer visitas às casas dos amigos - do lado de fora, claro - para levar alegria. Com o sucesso do projeto, o autônomo também aproveitou para inserir a causa social. Ele leva forró e recebe donativos para pessoas carentes, como alimentos, roupas e brinquedos.

Depois de divulgar os vídeos nas redes sociais, ainda mais gente ficou interessada em receber a visita junina e solidária. A cada saída, Antenor veste um figurino diferente. Já usou máscara xadrez e se vestiu de mulher, para relembrar as drilhas que ocorriam no São João de Caruaru. "Achei uma forma de brincar com essas pessoas e também para mim, que amo São João", disse.

São João Itinerante em Jupi

Também apaixonada pelas festas juninas, a professora de História Rezilda Cavalcante não quis deixar este ano passar em branco. Ela criou o São João Itinerante, que consiste em um pequeno caminhão enfeitado com bandeirinhas que transporta músicos espalhando forró pelas ruas de Jupi, também no Agreste.

"É comum na nossa cidade todos os anos acontecer grandes arraiais nas escolas, desfiles de quadrilhas e de carroças juninas com a temática de São João. Em razão da pandemia, do distanciamento social e da suspensão das aulas, me veio a ideia de tomar essa iniciativa", contou.