Artesão

Missa será celebrada em homenagem ao nascimento do Mestre Vitalino

Caso estivesse vivo, artesão completaria 111 anos nesta sexta-feira

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 10/07/2020 às 12:08
Antonio Preggo/Divulgação
FOTO: Antonio Preggo/Divulgação

Uma missa será celebrada pelo padre Everaldo Fernandes no próximo domingo (12), às 17h, para lembrar o dia de nascimento do Mestre Vitalino. Caso estivesse vivo, Vitalino Pereira dos Santos, conhecido mundialmente pelo trabalho com a arte em barro, completaria 111 anos nesta sexta-feira (10). A celebração será transmitida pelo Instagram da Igreja de São Sebastião, sediada em Caruaru, no Agreste de Pernambuco.

A iniciativa é do projeto Viva Vitalino, em parceria com a família do artesão. Há sete anos, os produtores culturais Antonio Preggo e Yone Amorim se uniram à família de Vitalino para homenageá-lo e manter viva a tradição do Alto do Moura, através de um evento com vasta programação.

Este ano, Viva Vitalino foi cancelado por causa da pandemia do novo coronavírus. A programação, montada em parceria com a Associação dos Artesãos e Moradores do Alto do Moura (ABMAM) e o Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), teria começado em maio, com oficinas, exibição de filmes, exposições e shows musicais. A festa do próximo ano já está sendo planejada.