Turismo

Conheça os principais pontos turísticos de Triunfo, no Sertão

Município fica a 355 quilômetros do Recife

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 25/08/2020 às 16:54
Divulgação/Prefeitura de Triunfo
FOTO: Divulgação/Prefeitura de Triunfo

Conhecida como Oásis do Sertão, a cidade de Triunfo é a mais alta de Pernambuco, a mais de mil metros acima do nível do mar. O município fica a 355 quilômetros do Recife e tem entre as atrações as baixas temperaturas, as construções antigas, os engenhos de cana-de-açúcar, entre outros.

Além da produção de rapadura, mel de engenho e cachaça, a cidade tem a produção de alfenins. No Engenho São Pedro, por exemplo, a visita-guiada inclui o acompanhamento da produção de cachaça, rapadura e licor. É possível ainda provar tudo no final.

> Confira os cinco principais pontos turísticos de Caruaru

Confira os cinco principais pontos turísticos de Gravatá

Outras opções de visita são o Museu do Cangaço e a Casa dos Caretas, o personagem símbolo do Carnaval da cidade. A zona rural também oferece atrativos, como a Casa Grande das Almas.

Para os que gostam de aventura, há ainda os passeios no Teleférico Sesc PE, além das cachoeiras do Pinga, Brocotó, Crispim e do Grito. O Pico do Papagaio fica a 1.250 metros de altitude e é o local mais alto do Estado.

Já no campo cultural, o Cine Theatro Guarany é o prédio mais importante da cidade e anualmente recebe um festival de teatro.

Confira:

Ver essa foto no Instagram

TRIUNFO – Direto da cana-de-acucar para ser espremido pela moenda. O caldo da cana, que segue por uma canaleta, preenche os tachos sobre a fornalha que funciona a lenha. Assim e feita a rapadura, uma das tradicoes gastronomicas de Triunfo. O municipio, a 355 Km da capital, famoso pelas baixas temperaturas, preserva antigas construcoes, seculares igrejas e conventos e o acude Joao Barbosa Sitonio, que e uma de suas marcas. Quem visita a cidade pode conhecer de pertinho a producao de alfenins, rapadura, mel de engenho e cachaca. A visita-guiada no Engenho Sao Pedro, datado do seculo passado, inclui conferir todas as etapas de producao de cachaca, rapadura e licor, alem de provar tudo ao final. Um dos polos turisticos do Estado, Triunfo conta com varios e interessantes museus, a exemplo do Museu do Cangaco e da Casa dos Caretas, dedicada ao personagem que e a cara da folia da cidade. Na zona rural, vale visitar a Casa Grande das Almas, que ainda hoje serve de residencia. No quesito aventura, recomenda-se passeio no Teleferico Sesc PE, alem das cachoeiras do Pinga, Brocoto, Crispim e do Grito, que convidam a caminhadas e um banho geladinho. E se a preferencia e cultural, o imponente Cine Theatro Guarany, predio mais importante da cidade, recebe anualmente festival de teatro. @ochicoandrade #viajedepois #ficaemcasa #borapernambucar #turismope @descubratriunfo @prefeituradetriunfo @vivatriunfo

Uma publicação compartilhada por Turismo de Pernambuco (@descubrapernambuco) em