Produtor diz que supostas músicas inéditas de Renato Russo são rascunhos

Operação policial foi deflagrada na última segunda para procurar canções
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 28/10/2020 às 11:29
Cantor Renato Russo faleceu em 1996 Foto: Divulgação


Após a deflagração de uma operação pela Polícia Civil do Rio de Janeiro para procurar supostas músicas inéditas do cantor Renato Russo, o ex-produtor dos discos solo do vocalista da Legião Urbana, Carlos Trilha, afirmou que não existem canções inéditas do cantor, apenas rascunhos de poemas e letras em cadernos.

A polícia cumpriu mandados de busca e apreensão na última segunda-feira (26) dentro da operação "Será", uma referência a uma das músicas da banda. As supostas canções inéditas estariam com o jornalista Marcelo Fróes, que produziu três álbuns póstumos de Renato Russo.

A operação foi deflagrada após denúncias feitas pelo filho de Renato, Giuliano Manfredini, que é responsável pelo espólio do pai. Foram apreendidas cerca de 30 composições, assim como HDs, computadores e o celular do jornalista.

À Folha de S.Paulo, Carlos Trilha disse que é improvável que haja algum conteúdo novo que não tenha sido visto pela equipe da Legião Urbana. O produtor afirma que as canções que existiam foram lançadas no álbum póstumo "Uma Outra Estação" (1997), alguns meses depois da morte de Renato Russo, e no disco "Último Solo".

Músicas inacabadas

O produtor revelou ainda que há alguns conteúdos residuais, como músicas não acabadas e gravações do cantor com a voz desafinada, mas que o material é privado e não será publicado em respeito à memória do cantor.

Trilha contou ainda que Fróes comentou com ele que havia letras e poesias inéditas de Renato, mas nenhuma estaria musicada. O jornalista teria encontrado o material durante visita ao antigo apartamento do cantor em Ipanema, no Rio, enquanto fazia pesquisas para o filme "Somos Tão Jovens".

O cantor Renato Russo morreu em 1996 aos 36 anos, por causa de complicações provocadas pelo HIV.

*Com informações de Folha de S.Paulo

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory