cultura e turismo

Conheça cinco destinos para explorar o turismo religioso no Nordeste sem sair de casa

As cidades são conhecidas por atraírem pessoas que buscam unir a experiência turística à fé.

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 31/03/2021 às 10:20
Flávio Lima/TV Jornal Interior
FOTO: Flávio Lima/TV Jornal Interior

O turismo religioso atrai pessoa para diversos destinos em todo o país. No Nordeste, algumas cidades se destacam por oferecer experiências de fé aos turistas, reunindo milhares de pessoas que buscam por esse segmento turístico.

Por causa da pandemia da Covid-19, estes locais estão com restrições para acesso de pessoas como forma de conter a contaminação pelo vírus. No entanto, ainda é possível conhecer um pouco da história destes destinos sem sair de casa.

Juazeiro do Norte - Ceará

Uma das rotas mais conhecidas do turismo religioso fica em Juazeiro do Norte, no Ceará. A terra do padre Cícero costuma reunir fiéis através da fé e devoção ao sacerdote cearense. Um dos principais pontos turísticos da cidade é a Colina do Horto, onde fica a estátua dedicada ao religioso, que tem 27 metros de altura.

Anualmente, o lugar atrai cerca de 2,5 milhões de pessoas. Além do monumento dedicado ao padre, também são procurados pelos turistas o Museu Vivo do Padre Cícero, o muro que marca a Sedição de Juazeiro, de 1914, e a Igreja de Bom Jesus do Horto.  

Romeiros visitam Juazeiro do Norte, no Ceará
Romeiros visitam Juazeiro do Norte, no Ceará
Flávio Lima/TV Jornal Interior

Nova Jerusalém (Fazenda Nova) - Pernambuco

Considerado o maior teatro ao ar livre do mundo, a cidade teatro de Nova Jerusalém, com 100 mil metros quadrados, reúne milhares de pessoas todos os anos para assistir ao espetáculo da Paixão de Cristo durante a Semana Santa. Há mais de 45 anos, turistas visitam Fazenda Nova com caravanas e excursões para conhecer o local e ver de perto artistas conhecidos nacionalmente interpretando personagens bíblicos.

O teatro fundado pelo pernambucano Plínio Pacheco entre 1951 e 1952 tem nove palcos-plateias, que reproduzem cenários naturais, e réplicas de palácios, que promovem uma experiência de imersão do público. Uma opção para quem busca por turismo religioso, cultura e boas opções de hospedagem dentro da própria cidade teatro.

Paixão de Cristo é adiada
Paixão de Cristo é adiada
Felipe Souto Maior/Divulgação

Bom Jesus da Lapa - Salvador

A primeira grande cidade fundada às margens do Rio São Francisco recebe todos anos, entre os meses de julho e setembro, mais de 800 mil turistas que, em romaria, visitam o santuário de Bom Jesus da Lapa, que fica em uma das 15 grutas do Morro da Lapa. O local foi descoberto no século XVII e a cidade é conhecida por receber a terceira maior romaria do Brasil. 

A festa do Bom Jesus é celebrada no dia 6 de agosto, mas os romeiros iniciam suas peregrinações desde o período após a festa de São João. No dia da solenidade, de manhã e à tarde, é realizada uma procissão pelas principais ruas da cidade, com a imagem milagrosa do Bom Jesus da Lapa. 

Santuário Bom Jesus da Lapa
Santuário Bom Jesus da Lapa
Internet

Sítio histórico de Olinda - Pernambuco

Com mais de 500 anos de história, sítio histórico de Olinda, em Pernambuco, oferece opções aos turistas, que vão desde a visitação a lugares religiosos até os locais marcados pela folia. É possível conhecer a Igreja do Carmo, uma das mais antigas do Brasil, fundada em 1588. Também é possível visitar o Convento de São Francisco, fundado em 1577, o primeiro dedicado à ordem franciscana no Brasil. Nele está guardada a primeira biblioteca criada em Olinda e a terceira criada em todo o país. 

Também é possível conhecer três museus: regional, arte contemporânea e arte sacra. A Igreja da Sé, fundada em 1537, é um dos pontos turísticos mais procurados da cidade. De lá, é possível ver do alto as cidades de Olinda e Recife. Um lugar para quem quer registrar o momento na cidade alta com vista para o mar. 

Uma das mais tradicionais vistas do Sítio Histórico de Olinda: o Recife
Uma das mais tradicionais vistas do Sítio Histórico de Olinda: o Recife
Heudes Régis/Acervo JC Imagem

Canindé - Ceará

No Sertão do Ceará, a cidade de Canindé, localizada a a 110km de Fortaleza, no Ceará, é conhecida pela devoção a São Francisco das Chagas. Há indícios de que o município tenha nascido em 1758, a partir de expedições de frades franciscanos. A devoção ao santo faz com que o município receba anualmente milhares de fiéis entre os dias 29 de setembro e 4 de outubro.

Um dos principais pontos turísticos da cidade é um monumento de 30 metros de altura em homenagem a São Francisco, localizado no morro do moinho, que representa a devoção dos fiéis e faz com que a cidade seja conhecida nacionalmente. No interior da estátua, turistas podem subir uma escada com 125 degraus até um mirante que fica na parte interna. Outro ponto muito procurado pelos turistas é a Basílica de São Francisco, fundada em 1775, e a Casa dos Milagres.

Monumento dedicado a São Francisco, em Canindé
Monumento dedicado a São Francisco, em Canindé
Reprodução/Internet