religião

Dia Nossa Senhora do Rosário: conheça história e veja oração

A história de devoção a Nossa Senhora do Rosário é uma das mais antigas da Igreja Católica

Imagem do autor
Cadastrado por

Eduarda Cabral

Publicado em 07/10/2021 às 8:25 | Atualizado em 31/08/2023 às 12:37
Notícia
X

A devoção a Nossa Senhora do Rosário é uma das mais antigas na história da Igreja Católica e há registros de que a primeira aparição da santa teria sido registrada em 1208, a São Domingos de Gusmão, fundador da Ordem dos Dominicanos. A festa em honra à santa é sempre comemorada em todo o mundo no dia 7 de outubro.

Nossa Senhora teria aconselhado São Domingos a rezar o rosário como forma de conversão da humanidade. Por causa do ocorrido, a igreja teria lhe dado o título de Apóstolo do Santo Rosário e a devoção ao rosário começou a se espalhar pela França.

A data escolhida para celebrar Nossa Senhora do Rosário remete à Batalha de Lepanto, ocorrida em 1571, quando uma esquadra de navios da Liga Santa derrotou o Império Otomano, no largo de Lepanto, na Grécia. Naquele dia, cristão recitavam o rosário e, através da intercessão de Maria, alcançaram a vitória.

O que é um rosário?

Um rosário se assemelha ao terço, rezado pelos católicos, mas é maior. Acredita-se que a oração do rosário surge com os monges anacoretas, nos primeiros séculos do cristianismo, que usavam pedrinhas para contar o número das orações.

Entre os séculos VII e VIII, São Beda, chamado de "o Venerável", sugeriu que as pedras fossem colocadas em um barbante para facilitar a oração. Ali nascia uma espécie de "protótipo" do que viria a se tornar o terço, objeto popular de oração dos católicos.

A oração do rosário, mais à frente, foi inspirada por Nossa Senhora a São Domingos. Na época, os fiéis eram pouco alfabetizados e não conseguiam ler a palavra de Deus para rezar. Foi então que ele ensinou aos cristãos a rezar 150 Ave-Marias, conhecida como a saudação angélica.

Assim ele formou os agrupamentos de 50 Ave-Marias e seus mistérios, conhecidos como: Gozosos, Dolorosos e Gloriosos. Ela lhe disse que muitas graças e milagres seriam alcançados por meio desse modo e reafirmou os ditos a São Domingos.

Oração de Nossa Senhora do Rosário

"Nossa Senhora do Rosário, dai a todos os cristãos a graça de compreender a grandiosidade da devoção do santo rosário, na qual, à recitação da Ave Maria se junta a profunda meditação dos santos mistérios da vida, morte e ressurreição de Jesus, vosso Filho e nosso Redentor.

São Domingos, apóstolo do rosário, acompanhai-nos com a vossa bênção, na recitação do terço, para que, por meio desta devoção a Maria, cheguemos mais depressa a Jesus, e como na batalha de Lepanto, Nossa Senhora do Rosário nos leve a vitória em todas as lutas da vida; por seu Filho, Jesus Cristo, na unidade do Pai e do Espírito Santo.

Amém."

Tags

Autor