Cinema

Confira filmes brasileiros para assistir e aclamar o cinema nacional

No dia do cinema nacional, confira dicas de obras para te ajudar a celebrar a data

Antonio Virginio Neto
Antonio Virginio Neto
Publicado em 05/11/2021 às 12:22 | Atualizado em 05/11/2021 às 12:22
Notícia
Arte: Antonio Virginio Neto
Dia do cinema é celebrado em duas ocasiões diferentes - FOTO: Arte: Antonio Virginio Neto

Luz, câmera... ação! Uma sala alugada na Rua do Ouvidor, no Rio de Janeiro, entrou para a história no dia 5 de novembro de 1896. O espaço, um pouco apertado e longe do glamour da categoria, transformou-se na sede da primeira exibição de cinema do Brasil e marcou a data no calendário de todo apaixonado por cinema no país desde então.

..

O momento de glória foi marcado pela exibição de oito curtas que mostravam para a elite carioca, em plena américa do sul, cenas do cotidiano de algumas cidades europeias. A data também é celebrada no dia 19 de junho, tornando o dia duas vezes mais importante.

Afinal, qual é o verdadeiro dia do cinema nacional?

Brincando com aquela máxima de que "quem tem dois, tem um", o Brasil celebra a data em duas ocasiões diferentes por causa de dois acontecimentos históricos importantes para o audiovisual do país.

A primeira foi no dia 19 de junho de 1890 quando o italiano Afonso Segreto capturou imagens do Brasil. Intitulado "Vista da Baía da Guanabara", o registro é catalogado como o primeiro registro audiovisual realizado no Brasil.

Desta forma, a data rivaliza com o 5 de novembro como um dia oficial para a celebração do cinema nacional. Entretanto, o importante mesmo é saber aproveitar essa expressão artística tão importante para a cultura brasileira.

Dicas de filmes nacionais para assistir e celebrar o cinema brasileiro

Quem gosta de cinema, sempre escuta alguém dizer "filme brasileiro não presta" quando o assunto é produções nacionais. Pensando nisso, o NE10 Interior aproveitou a data para elaborar uma lista que vai deixar até aquele amigo que usa essa desculpa sem argumentos.

Tem obra para todos os gostos. Tem ação, aventura, romance, comédia e crítica social. Neste caso específico, a ordem dos fatores não altera o produto e esse post não deve ser lido como um ranking: todos os filmes aqui presentes são incríveis e estão em um nível acima da média. Assista e você não vai se arrepender.

Veja vídeo

@tvjornalinteriorsbt No dia do cinema nacional, confira filmes para aclamar o cinema brasileiro que é massa demais ???? #cinema #filmes #cinemanacional #filmebrasileiro ? som original - sociedadedacamisaamarela

 

Confira lista

Central do Brasil

Dora, uma amargurada ex-professora, ganha a vida escrevendo cartas para pessoas analfabetas, que ditam o que querem contar às suas famílias. Ela embolsa o dinheiro sem sequer postar as cartas. Um dia, Josué, o filho de nove anos de idade de uma de suas clientes, acaba sozinho quando a mãe é morta em um acidente de ônibus. Ela reluta em cuidar do menino, mas se junta a ele em uma viagem pelo interior do Nordeste em busca do pai de Josué, que ele nunca conheceu.

A obra é conhecida como uma das mais injustiçadas do Oscar, pois foi indicada duas vezes ao prêmio na edição de 1999 e não venceu. Central do Brasil concorreu como melhor filme estrangeiro, perdendo para o italiano "A vida é Bela", e também como "Melhor atriz" para Fernanda Montenegro, que perdeu para Gwyneth Paltrow de "Shakespeare Apaixonado. 

O filme está disponível no serviço de Streaming Globoplay. 

Cidade De Deus

Buscapé é um jovem pobre, negro e sensível, que cresce em um universo de muita violência. Ele vive na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos do Rio. Amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, Buscapé é salvo de seu destino por causa de seu talento como fotógrafo, o qual permite que siga carreira na profissão. É por meio de seu olhar atrás da câmera que ele analisa o dia a dia da favela em que vive, onde a violência aparenta ser infinita.

O filme foi indicados ao Oscar nas categorias Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhor Edição e Melhor Roteiro Adaptado mas não venceu nenhum dos prêmios. Em outras premiações internacionais, entretanto, não teve para ninguém. Cidade de Deus levou 26 prêmios, incluindo Bafta, cinema Brasil e prêmio ABC.

> Cidade de Deus é o melhor filme do cinema nacional?

O filme está disponível no serviço de Streaming Globoplay.

O Auto da Compadecida

As aventuras de João Grilo e Chicó, dois nordestinos pobres que vivem de golpes para sobreviver. Eles estão sempre enganando o povo de um pequeno vilarejo, inclusive o temido cangaceiro Severino de Aracaju, que os persegue pela região.

O filme está disponível no serviço de Streaming Globoplay.

Lisbela e o prisioneiro

A jovem Lisbela adora ir ao cinema e vive sonhando com os galãs de Hollywood dos filmes que assiste. Leléu é um malandro conquistador, que em meio a uma de suas muitas aventuras chega à cidade da moça. Após se conhecerem eles logo se apaixonam, mas Lisbela está de casamento marcado. Em meio às dúvidas e aos problemas familiares que a nova paixão desperta, há ainda a presença de um matador que está atrás de Leléu, devido a ele ter se envolvido com sua esposa no passado.

O filme está disponível no serviço de Streaming Globoplay.

Bicho de sete cabeças

O relacionamento entre Wilson e seu filho Neto está cada vez pior. A situação entre os dois está prestes a chegar ao seu limite, quando o pai decide internar o filho em um manicômio, onde o rapaz enfrenta condições terríveis de tratamento.

O filme está disponível no serviço de Streaming Apple TV.

Amarelo Manga

Recife serve de cenário para uma sucessão de curtas histórias: um açougueiro que, apesar de louvar sua mulher evangélica, mantém uma amante; a fascinação de um necrófilo pela dona de um bar; e um homossexual que sonha em conquistar o açougueiro.

O filme está disponível no serviço de Streaming Globoplay.

O homem que copiava

Um humilde operador de copiadora se apaixona pela vizinha e, para conseguir se aproximar da jovem, se transforma num falsificador de dinheiro.

O filme está disponível no serviço de Streaming Globoplay.

O lobo atrás da porta

Uma criança é sequestrada e seus pais, Bernardo e Sylvia, decidem ir até a delegacia. O delegado resolve interrogá-los separadamente e descobre que Bernardo tinha uma amante, Rosa, que também é levada ao local para averiguações. A partir de depoimentos do trio, o delegado descobre uma rede de mentiras, amor, vingança e ciúmes.

O filme está disponível no serviço de Streaming Netflix.

Bacurau

Os moradores de Bacurau, um pequeno povoado do sertão brasileiro, descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa. Aos poucos, eles percebem algo estranho na região: enquanto drones passeiam pelos céus, estrangeiros chegam à cidade. Quando carros são baleados e cadáveres começam a aparecer, Teresa, Domingas, Acácio, Plínio, Lunga e outros habitantes chegam à conclusão de que estão sendo atacados. Agora, o grupo precisa identificar o inimigo e criar coletivamente um meio de defesa.

O filme está disponível no serviço de Streaming Globoplay.

> PAPO POP #02: Precisamos falar sobre Bacurau

Bingo, o rei das manhãs

Cinebiografia de Arlindo Barreto, um dos intérpretes do palhaço Bozo no programa matinal homônimo da televisão brasileira durante a década de 1980. Barreto alcançou a fama graças ao personagem, apesar de jamais ser reconhecido pelas pessoas por sempre estar fantasiado. Esta frustração o levou a se envolver com drogas, chegando a utilizar cocaína e crack nos bastidores do programa.

O filme está disponível no serviço de Streaming Globoplay.

Comentários