Qual é a verdadeira história do Papai Noel?

O bom velhinho foi inspirado em santo padroeiro da Rússia
Gabriela Luna
Publicado em 09/12/2021 às 11:34
Personagem do Bom Velhinho foi inspirado em um bispo que viveu no século IV Foto: Foto: reprodução da internet


Um homem de roupa verde, típica de regiões frias, magro e bastante generoso. São Nicolau era bispo da cidade de Mira, atual Turquia, no século 4. Estudiosos afirmam essa foi a inspiração para o papai-noel. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas, e foi transformado em santo após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.

A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.

De acordo com a lenda, o Papai Noel é uma figura que leva presentes na noite de 24 de dezembro, véspera de Natal, às casas das crianças que se comportaram bem durante o ano. Com o passar do tempo, Uma das figuras mais emblemáticas do Natal ganhou peso, barba e novas cores. A roupa, inclusive, deixa dúvidas até hoje sobre as cores. Ele habita o Polo Norte e, com seu trenó, puxado por renas, traz a alegria para as famílias durante as festas natalinas.

Todos os anos, quando chega dezembro a figura do bom velhinho invade não só o imaginário infantil, mas também as vitrines de praticamente todas as lojas, os cartazes nas ruas e os programas e propagandas de televisão.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory