Consultório do rádio

Mudança no hábito intestinal pode ser sinal de câncer? Entenda

Especialistas alertam que país tem 41 mil novos casos da doença por ano

Samara Pontes
Samara Pontes
Publicado em 26/01/2022 às 15:15 | Atualizado em 26/01/2022 às 15:17
Notícia
Pixabay
Câncer colorretal - FOTO: Pixabay

Em entrevista ao Programa Consultório com Samara Pontes, o cirurgião oncológico Mário Rino falou sobre os sinais do câncer colorretal. O profissional é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) e médico do Hospital do Câncer de Pernambuco. A entrevista completa está disponível na página do Facebook da Rádio Jornal Garanhuns.

..

O cirurgião explicou que a alteração no hábito intestinal é um dos principais sintomas desse tipo de doença. “Quando falamos em alteração do hábito intestinal queremos dizer que, se a pessoa, desde sempre, evacua com uma boa frequência, todos os dias, por exemplo, e de repente passa a demorar dias para ir ao banheiro, apresenta fezes com sangue, fezes finas ou diferentes do habitual, então deve procurar a ajuda profissional e investigar o motivo dessa mudança. Isso nem sempre significa câncer, mas a dúvida precisa ser tirada e o mais rápido possível”, reforça.

Ainda de acordo com Rino, pessoas com mais de 50 anos devem procurar um especialista para a realização de exames, como a colonoscopia. “Se houver casos na família em parentes próximos, o diagnóstico deve ser mais cedo; porém fatores genéticos são a minoria dos casos, o que mais vemos na população geral são os hábitos de vida como obesidade e a má alimentação. Esse é um dos canceres mais comuns e com relação aos casos entre homens e mulheres a diferença é muito pequena: ambos são acometidos pela doença quase que igualmente”.

Mudança no hábito intestinal pode ser sinal de câncer? Entenda

Comentários