Mudança no hábito intestinal pode ser sinal de câncer? Entenda

Especialistas alertam que país tem 41 mil novos casos da doença por ano
Samara Pontes
Publicado em 26/01/2022 às 15:15
Câncer colorretal Foto: Pixabay


Em entrevista ao Programa Consultório com Samara Pontes, o cirurgião oncológico Mário Rino falou sobre os sinais do câncer colorretal. O profissional é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) e médico do Hospital do Câncer de Pernambuco. A entrevista completa está disponível na página do Facebook da Rádio Jornal Garanhuns.

O cirurgião explicou que a alteração no hábito intestinal é um dos principais sintomas desse tipo de doença. “Quando falamos em alteração do hábito intestinal queremos dizer que, se a pessoa, desde sempre, evacua com uma boa frequência, todos os dias, por exemplo, e de repente passa a demorar dias para ir ao banheiro, apresenta fezes com sangue, fezes finas ou diferentes do habitual, então deve procurar a ajuda profissional e investigar o motivo dessa mudança. Isso nem sempre significa câncer, mas a dúvida precisa ser tirada e o mais rápido possível”, reforça.

Ainda de acordo com Rino, pessoas com mais de 50 anos devem procurar um especialista para a realização de exames, como a colonoscopia. “Se houver casos na família em parentes próximos, o diagnóstico deve ser mais cedo; porém fatores genéticos são a minoria dos casos, o que mais vemos na população geral são os hábitos de vida como obesidade e a má alimentação. Esse é um dos canceres mais comuns e com relação aos casos entre homens e mulheres a diferença é muito pequena: ambos são acometidos pela doença quase que igualmente”.

Mudança no hábito intestinal pode ser sinal de câncer? Entenda

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory