Saúde

O que é herpes? Doença vira assunto no BBB22 após beijo de Eliezer e Natália; entenda

Participante Eliezer está com herpes labial e beijou Natália durante a festa do líder

Bruna Padilha
Bruna Padilha
Publicado em 10/02/2022 às 15:58
Notícia
Reprodução/TV Globo
Eliezer está com herpes labial e beijou Natália durante a festa do líder - FOTO: Reprodução/TV Globo
Leitura:

Quinta-feira (9) foi dia de festa do líder no BBB22 e um dos assuntos que mais viralizou foi de que o participante Eliezer beijou Natália. Não apenas por ele ter um caso com a atriz Maria, mas ao conversar com ela, acabou sendo repreendido. O sermão não foi causado pelo beijo, mas por estar com herpes labial e que é transmitida com facilidade.

..

“Não tem nenhum problema. Só fico preocupada por você estar com herpes e ela não ter ligado", logo em seguida a câmera focou no rosto do brother, mostrando as feridas na boca dele.

O assunto logo repercutiu na internet, muitas das perguntas foram: Natalia pode ter sido contaminada? De acordo com médicos especialistas, sim. Em especial se ela não tiver tido contato com o vírus antes.

O que é herpes?

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o herpes é uma infecção viral comum, em que quase toda a população adulta já adquiriu imunidade na infância ou na adolescência. A doença pode ser assintomática ou em uma vez, em que obtém resistência ao vírus pelo resto da vida.

O local mais comum de se manifestar é nos lábios, rosto ou nas genitais, mas pode aparecer em outros locais do corpo.

Quais os sintomas de herpes?

O sintoma mais característico do herpes é o surgimento de uma ou mais bolhas no sob a pele ou mucosa, que acabam rompendo com o tempo, formando crosta e depois cicatrizando. De acordo com a SBD, um simples contato das mãos com as bolhas pode transferir o vírus para outras pessoas e até outras áreas do corpo.

Quando surgem, podem causar coceiras e ardência no local. O maior perigo de transmissão da doença é quando as bolhas se rompem. Da aparição até a cicatrização, pode levar de 5 a 10 dias.

Herpes tem tratamento?

Existem cuidados que podem ser tomados, como procurar o médico assim que aparição dos sintomas mas evitar um surto. Também como evitar furar as bolhas, evitar beijar ou falar muito próximo a outras pessoas e a limpeza adequada para evitar que a ferida se infeccione.

Para remédios, é preciso procurar um médico dermatologista, que irá indicar a medicação e dosagem correta.

 

Comentários


Mais Lidas