A Fenaj (Federação Nacional de Jornalistas) abriu uma denúncia contra o jornalista Leo Dias, do portal Metrópoles depois da repercussão do caso envolvendo o vazamento de informações confidenciais de um estupro e consequente gravidez da atriz Klara Castanho.
Segundo a Federação, a denúncia será encaminhada ao Conselho de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF).
Entenda os principais pontos do caso Klara Castanho
>>> Enfermeira envolvida no caso pode ter registro cassado, diz Cofen. Saiba mais
Os detalhes sobre a denúncia foram divulgados em nota conjunta assinada pela Fenaj e pela Comissão de Mulheres Jornalistas da Federação.
"São fortes as evidências de que o colunista feriu o Código de Ética do Jornalista Brasileiro." afirmou a Fenaj.
"Pela gravidade do caso, a diretoria executiva e a Comissão de Mulheres da Fenaj vão encaminhar denúncia contra o jornalista à Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas do DF, que deverá apurar o caso", disse a entidade de classe em parte do texto.
..
confira a nota completa da Fenaj
Leo Dias será punido? Leo Dias será demitido?
Na nota, a entidade não informou quais serão as possíveis punições ao jornalista.
O Portal NE10 entrou em contato com a Fenaj, que informou ainda estar preparando junto com a Comissão Nacional de Mulheres, uma representação que será apresentada à Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas do DF.
A escolha do Distrito Federal para sediar a denuncia, se dá por quê o site Metrópoles está sediado em Brasília.
Qual punição Leo Dias pode sofrer?
Maria José Braga, presidente da Fenaj também respondeu ao NE10 que, como prevê o artigo 17º do Código de Ética do Jornalista Brasileiro, "os jornalistas que o descumprirem (...) estão sujeitos às penalidades de observação, advertência, suspensão e exclusão do quadro social do sindicato e à publicação da decisão da comissão de ética em veículo de ampla circulação".
"Por não termos um Conselho Profissional e pelo fato de as comissões de ética estarem no âmbito das entidades sindicais, não podemos aplicar penas como a suspensão ou mesmo a proibição do exercício profissional.", completou a presidente da Fenaj.
Leo Dias será demitido do portal Metrópoles? Confira
Nesta terça-feira (29), a Comissão de Ética dos Meios de Comunicação da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) também emitiu um comunicado repreendendo a "exploração de vítimas de violência sexual" por jornalistas e veículos de comunicação.
A nota advertiu especificamente e nominalmente o jornalista Leo Dias.
confira a nota da ABI na íntegra
"Comissão de Ética dos Meios de Comunicação condena exploração de vítimas de violência sexual por jornalistas
Mais um estupro. Mais um crime contra a mulher a impulsionar a audiência de blogs e portais.
A Comissão de Ética dos Meios de Comunicação da Associação Brasileira de Imprensa vem a público manifestar sua indignação diante do comportamento antiético de jornalistas e diretores de portais e demais veículos de comunicação que exploram casos de vítimas de violência sexual para ampliar o número de seguidores virtuais.
O jornalismo não pode compactuar nem com o crime, nem com sua exploração midiática.
A ABI adverte em específico o jornalista Leo Dias: mesmo o tipo de jornalismo que ele faz deve respeitar certos limites éticos.
A ABI também manifesta sua solidariedade à atriz Klara Castanho e familiares. Esperamos que os meios de comunicação compreendam, de uma vez por todas, que o respeito humano vale mais que a busca de audiência – vale mais que um clique.
Rio de Janeiro, 28 de junho de 2022
COMISSÃO DE ÉTICA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO"
>>> Netflix negou corte de cenas de estupro envolvendo personagem de Klara Castanho. Clique aqui e saiba mais
Comentários