Com o Dia dos Namorados se aproximando, uma das tarefas mais difíceis da data é encontrar o presente perfeito, principalmente para casais que são recém-formados.
Nos últimos anos, um formato de presente tem se popularizado cada vez mais no Brasil: o cartão-presente, conhecido também como o gift card.
O cartão-presente é prático e eficiente, além de seguro para quem quer surpreender nas datas comemorativas. Afinal, causar uma boa impressão pode ser decisivo para o sucesso de uma relação.
De crédito para assinaturas de streaming e games, compras online de artigos esportivos, até jantares românticos por delivery ou em restaurantes, o formato oferece mais poder de decisão para quem que é presenteado e facilita a vida de quem está em dúvida para escolher o presente perfeito.
Diversas empresas têm investido no cartão-presente como uma forma de facilitar o acesso dos clientes aos seus produtos e serviços, como a Rappi, Cacau Show, Netflix, Decathlon, Uber, Google, Nintendo e até mesmo restaurantes como o Outback.
“Muitas vezes, em um casal, o parceiro sabe que o outro gosta muito de algo que ele não conhece tão bem. Quem dá o presente mostra que conhece os gostos do outro, e quem recebe tem liberdade para escolher algo que realmente quer”, explica Gabriel Mello, diretor comercial da Blackhawk Network Brasil, empresa especializada em oferecer soluções de pagamentos como o cartão-presente.
Da mesma forma, os cartões-presente podem ajudar os casais gamers, uma categoria mais comum da geração Z. Neste crescente mercado, que já descobriu as vantagens dos cartões-presente há mais tempo que os demais, os cartões permitem que os presenteados acessem benefícios, escolham o que querem comprar ou mesmo gastem com itens dentro do jogo, um universo amado pelos gamers, mas desconhecido pelo público geral.
O cartão-presente oferece uma alternativa física e certeira para os parceiros: basta saber se seu namorado joga no Xbox, Playstation, Nintendo Switch ou mesmo no Google Play. Com o cartão em mãos, ele faz o resto da escolha.
“Além dos consumidores estarem mais antenados sobre os benefícios deste formato de compra, a pandemia e o isolamento social vistos nos últimos dois anos aceleraram muito o comércio digital, um ambiente perfeito para esse tipo de transação”, conta Gabriel.
O executivo projeta um crescimento de até 15% na venda de cartões-presentes para o Dia dos Namorados, em comparação com a mesma data em 2021.
“No passado, alguns compradores relutavam em considerar os cartões-presente como opção, pois prevalecia um preconceito de que pareceriam presentes fáceis ou impensados, ao estilo de quem dá dinheiro porque não conseguiu comprar algo. No entanto, não é o que dizem os dados: uma pesquisa encomendada pela Blackhawk em 2021 revelou que 88% dos brasileiros gostariam de ser presenteados com cartões-presente”, conta Gabriel.
A praticidade e opção de escolha do presenteado com o cartão-presente explica porquê esse produto está crescendo tanto no Brasil, e países onde ela já está presente há mais tempo mostram que eles vêm para ficar.
No Valentine’s Day do ano passado (Dia dos Namorados americano), por exemplo, consumidores dos EUA gastaram mais de dois bilhões de dólares com cartões-presente, cerca de 10% do total gasto na data, segundo dados da National Retail Federation.
“Desde que começamos a operar no mercado brasileiro, há 10 anos, trabalhamos para fomentar a cultura dos cartões-presente.
A cada ano, mais pessoas conhecem as vantagens desse produto, e por isso o mercado cresce tanto”, finaliza Mello.
O cartão-presente do Outback é comprado diretamente no site da empresa e recarregado com o valor de preferência. Pode ser utilizado apenas nos restaurantes físicos e tem validade de até 12 meses.
Um dos serviços de streaming mais popular no Brasil, a Netflix disponibiliza a venda dos seus cartões-presente em diversas varejistas e até mesmo supermercados. Além disso, é possível fazer a compra online. Com opções de R$ 35 a R$ 700, é uma boa opção de presente para quem você sabe que assina ou quer assinar o serviço.
Para quem utiliza os serviços da loja Google Play, especialmente na compra de jogos, aplicativos, aluguel de filmes e livros, o cartão-presente pode ser um ótimo presente. Os valores pré-determinados pela empresa vão de R$ 15 a R$ 300.
A Apple Store também tem cartões que podem ser usados para quem tem dispositivos Apple, nos valores entre R$ 20 e R$ 150.
Os jogos são um mercado que tem alta taxa de uso de cartões-presente. O jogo popular League of Legends é um desses exemplos, mas outros também utilizam o formato como forma de crédito dentro das lojas dos jogos onde os gamers podem comprar acessórios personalizados para o jogo.
Duas das maiores fabricantes de consoles de videogame também possuem suas versões de cartões-presente. Seja para uma assinatura premium ou para compras dentro da loja dos jogos, é sempre uma boa opção para o namorado ou namorada que curte jogos.
Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC
Não localizamos uma assinatura ativa do JC para esta conta.
Para acessar este e outros conteúdos exclusivos, assine aqui.
Seu e-mail não é {{ email }} ou precisa trocar de conta?
Entre novamente.
{{ signinwall.metadata.blocked_text }}
Já é assinante?
Selecione o seu plano
{{ plans.first.name }}
R$ {{ plans.first.formatted_price }} /{{ plans.first.subscription_type }}
{{ plans.first.paywall_description }}
{{ plans.second.name }}
R$ {{ plans.second.formatted_price }} /{{ plans.second.subscription_type }}
{{ plans.second.paywall_description }}
{{ plans.third.name }}
R$ {{ plans.third.formatted_price }} /{{ plans.third.subscription_type }}
{{ plans.third.paywall_description }}
Pagamento
Assinatura efetuada com sucesso!
Agora você tem acesso a todo o conteúdo do nosso portal!
voltar para o conteúdoNão foi possível realizar sua assinatura.
Por favor, verifique as informações de pagamento e tente novamente.