Luto

Corpo de pernambucana que morreu na Bolívia chega ao Brasil

Sepultamento dela será nesta terça-feira

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 28/10/2019 às 11:56
Reprodução/TV Jornal Caruaru
FOTO: Reprodução/TV Jornal Caruaru

O corpo da estudante pernambucana Luciana Suelen Gomes Vieira, de 32 anos, que morreu há mais de uma semana em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, chegou ao Brasil. A família vinha lutando para conseguir trazer o corpo dela para o país. Ela havia falecido no dia 20 de outubro, em decorrência de complicações de um tumor no cérebro. Luciana morava com o marido na Bolívia para realizar o sonho de ser médica.

Inicialmente, a dificuldade da família era arrecadar o valor de R$ 12 mil (USD 3 mil) para fazer o traslado do corpo. Porém, mesmo após conseguir o dinheiro, ainda estavam tendo dificuldades para fazer o transporte. O motivo da demora foi o impasse político enfrentado pela Bolívia com a reeleição do presidente Evo Morales, que gerou uma onda de protestos. Vários órgãos estão em greve e por isto o corpo da estudante demorou a ser liberado.

Nesse domingo (27), o pai de Luciana, Luciano Ferreira, informou que o corpo chegou em São Paulo e seria trazido durante a madrugada para o Recife. Natural de Caruaru, a estudante será sepultada na cidade nesta terça-feira (29), no cemitério Parque dos Arcos.

Relembre o caso

Luciana morava há quatro anos com o marido na Bolívia, com o objetivo de realizar o sonho de ser médica. Lá também concretizou o desejo de ser mãe. Porém, durante uma visita ao Brasil, apresentou fortes dores de cabeça, tonturas e desmaios.

Quando voltou para a Bolívia, ela passou mal e foi levada para um hospital do país vizinho. O médico pediu uma tomografia e foi constatado que ela estava com hidrocefalia. Depois do diagnóstico, Luciana precisou passar por uma cirurgia de emergência, quando foi identificado um tumor. Pouco depois, ela sofreu um ataque cardíaco e não resistiu.