Movimento

Primeira "feira gorda" do ano atrai compradores para Caruaru

Em novembro e dezembro, feiras são realizadas aos domingos e segundas

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 18/11/2019 às 15:59
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

Este fim de semana foi o primeiro com feira aos domingos e segundas em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. O objetivo da medida é atrair um maior número de compradores no período de Natal. No domingo (17), o movimento foi maior e recebeu diversos clientes de atacado. Nesta segunda (18), e feira foi mais tranquila e atendeu aos clientes de varejo.

De Águas Belas, a comerciante Izabel Daiane vende roupas femininas e encontrou vários modelos na Sulanca. "Eu estou encontrando tudo o que eu quero, em um preço bom. Está sendo muito bom, um movimento muito bom também", comentou.

A comerciante Marlenice saiu de Sergipe e enfrentou seis horas de estrada para encontrar blusas, vestidos, entre outras peças em Caruaru. "Maravilhoso aqui, amo comprar aqui", disse. O sulanqueiro José Paulo vende pijamas e ficou esperançoso com o movimento. "Está além da expectativa, eu pensei que nós íamos ter só varejo, mas não, a gente está recebendo pessoal de atacado mesmo", revelou.

Para o presidente da Associação dos Sulanqueiros, Pedro Moura, há perspectiva de aumento nas vendas. "Está consolidada a feira no domingo. O comerciário, o bancário, o profissional autônomo vem à nossa feira comprar. Nós temos moda, nós temos preço direto do fabricante", listou. Também representante dos Sulanqueiros, Fátima Amaral acredita que para ser o primeiro fim de semana, a feira surpreendeu.

Na segunda-feira, o movimento caiu. Porém, segundo os sulanqueiros, isto é normal quando há dois dias consecutivos de feira. "Ontem foi melhor, vendeu bem, mas hoje está fraco. A partir de dezembro começa a melhorar mais", avaliou José Paulo.

A compradora Edileuza Soares se decepcionou na segunda, ao perceber que alguns vendedores não estavam na feira. "A gente esperava ter mais movimento, mas encontramos a maioria dos boxes fechados", lamentou.

Feiras gordas

Este é o terceiro ano em que a Feira da Sulanca é realizada em dois dias seguidos nos meses de novembro e dezembro, para as chamadas "feiras gordas". Para o secretário extraordinário da Feira, José Pereira, o pagamento do 13º salário vai injetar mais recursos na economia e colaborar para o aumento nas vendas. "Recebemos em torno de 50 mil pessoas, as feiras irão acontecer todos os domingos e segundas-feiras até o Natal", explicou.

A segurança da área está sendo reforçada com um efetivo de 100 policiais, com rondas dentro e fora da feira. "Nesses meses tivemos um aumento no efetivo na Feira da Sulanca. Uma ordem de operação feita pela Secretaria de Defesa Social e Dinter 1, onde o 1º Biesp e o 4º Batalhão juntam esforços com os demais órgãos de segurança para dar maior sensação de segurança aos sulanqueiros que vem neste período", explicou o tenente Ricardo Pereira.