Material escolar: como pagar mais barato? Veja dicas

Algumas medidas podem ser tomadas para economizar já no início do ano
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 21/01/2020 às 19:08
Livrarias ficam cheias nesta época do ano por causa da lista de material escolar Foto: Reprodução/TV Jornal Interior


O material escolar é um peso grande no bolso de quem tem filhos. Porém, desde o recebimento da lista até o momento do pagamento, algumas medidas podem ser tomadas para economizar já no início do ano.

O ideal mesmo é se planejar para este gasto: como todos os anos é preciso comprar itens escolares novos, os pais e responsáveis devem reservar este valor ao longo do ano anterior.

Guardar o custo com a lista do ano que passou também é interessante para se ter uma ideia do que será gasto. Porém, para as pessoas que não fizeram a economia ao longo do ano, é possível comprar de forma consciente e gastar menos dinheiro.

Veja algumas dicas:

- Verifique o material que já tem em casa: grande parte dos itens escolares pode estar em bom estado e ser reutilizado pela criança no ano seguinte. Materiais como régua, tesoura, apontador de lápis, entre outros podem ser usados por mais um ano, além da bolsa. É o caso da dona de casa Roberta Rubia, que tem duas filhas: "Se você for comprar tudo todo ano, não dá. Aproveitei lápis de cera da maior para a menor. Estando bom, dá para usar".

- Customização: muitas crianças não gostam de utilizar os mesmos cadernos para o ano seguinte. Os pais e responsáveis podem incentivar os pequenos a customizar os materiais com itens que sobraram do outro ano, por exemplo.

- Não deixe para última hora: quem não conseguiu comprar em dezembro deve usar os primeiros dias do ano para adquirir o material. Assim, é possível olhar os preços com calma e evitar o grande movimento das livrarias e papelarias.

- Analise a lista de materiais exigidos pela instituição, as quantidades e especificações para saber se serão de uso da criança ou da escola.

- Faça pesquisas: o ideal é procurar em pelo menos três lojas antes de ir para o caixa. É possível apresentar os valores dos outros estabelecimentos para tentar fazer negociações.

- Converse com outros pais: grupos de WhatsApp podem ser bastante úteis para trocar informações com pais de outros alunos. Também é possível tentar comprar um volume maior de materiais em conjunto para conseguir descontos.

- Os pais e responsáveis também podem pesquisar os valores dos itens da lista na internet, o que dependendo do preço da entrega pode ser mais vantajoso.

- Forma de pagamento: O pagamento no cartão de crédito pode não ser vantajoso por causa dos juros. Por isto é melhor fazer um planejamento financeiro antecipado.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory