Licitação

Publicado edital para balizamento noturno no Aeroporto de Caruaru

Investimento previsto é de mais de R$ 1 milhão

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 02/03/2020 às 15:57
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

A Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos do Governo de Pernambuco publicou o edital de licitação para a elaboração de projeto de execução do Sistema de Balizamento Noturno do Aeródromo Oscar Laranjeira, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. A operação noturna do aeroporto de Caruaru será possível com o balizamento. O investimento previsto é de mais de R$ 1.092.976,94.

A sinalização será composta por 135 luminárias de LED para o balizamento noturno da pista de pouso e decolagem, taxiway e o pátio das aeronaves. O terminal vai contar ainda com biruta iluminada (que indica a direção do vento), farol de alta intensidade (aponta quando a operação noturna está em funcionamento) e o sistema PAPI de alta precisão (para orientações sobre a pista no momento do pouso).

A obra deve durar em torno de cinco meses. O procedimento irá passar por certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), para garantir a segurança no terminal. De acordo com o Governo do Estado, outras ações estão em andamento para que seja possível a operação de voos comerciais no aeródromo.

Em setembro do ano passado, foi iniciado o levantamento das condições de navegação na região do terminal para o desenvolvimento do Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromos (PBZPA). O serviço é considerado estratégico para garantir a segurança das operações aeroportuárias, já que identifica previamente possíveis obstáculos com potencial de interferir na segurança de voo das aeronaves. O próximo passo é aguardar a certificação do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACT).

O Governo de Pernambuco informou que uma equipe formada por 10 técnicos atua para operacionalizar voos comerciais nos aeródromos do Estado. Também estão sendo adquiridos equipamentos e mobiliário para o terminal, como o canal de inspeção (raio X) e a estação meteorológica (EMS-A), que envia em tempo real informações climáticas para que o piloto possa decolar e pousar com segurança.

"Estamos executando uma série de ações fundamentais para viabilizar os voos comerciais para Caruaru e outros aeródromos, porque entendemos que a interiorização do desenvolvimento contribui para o crescimento econômico, gerando mais emprego e renda para a população", destacou a secretária, Fernandha Batista.

Na última sexta-feira, foi realizado o trabalho de recuperação de partes da estrutura do muro do aeroporto, danificado pela ação de vândalos. O órgão pediu aos moradores da cidade que não degradem o patrimônio público e informou que a passagem pelo muro gera risco físico para a população e para as operações aéreas. Não foi informado, entretanto, se a segurança na região será reforçada.

Promessa de voos comerciais até agosto

Em entrevista no mês passado à Rádio Jornal Caruaru, o secretário de Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco, Alberes Lopes, disse que o Aeroporto Oscar Laranjeira deve começar a operar com voos comerciais até agosto deste ano. "É viável e vai dar certo, se Deus quiser. Nós vamos conseguir até agosto, no máximo, colocar esse aeroporto para funcionar", afirmou.