Artista

Cortador de cana sonha em ser cantor e conquista as redes sociais

Vídeo de José Clécio chamou a atenção de artistas como Mano Walter e Raí Saia Rodada

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 13/03/2020 às 16:50
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

O cortador de cana-de-açúcar José Clécio de Melo, 33 anos, trabalha na atividade desde os 14 anos e sonha em ser cantor profissional. Aos 19 ele precisou largar os estudos para ajudar a mãe, que é separada do pai e não pode trabalhar. Todos os dias, ele sai de casa em Catende, na Zona da Mata de Pernambuco, em direção a Amaraji, a quase 100 quilômetros de distância.

A chegada ao destino é por volta das 5h30 e a jornada continua até 13h50, horário em que os trabalhadores voltam para os ônibus que os transportam do engenho para a cidade de origem. José Clécio recebe em torno de R$ 600 por quinzena. A rotina é puxada, mas o cortador de cana não reclama. O grande sonho dele, porém, é ser cantor profissional. Nas últimas semanas, um vídeo dele cantando no canavial conquistou as redes sociais. José Clécio chegou a receber elogios de artistas de renome nacional, como Mano Walter e Raí Saia Rodada.

"Minha família sempre foi humilde. Desde pequeno, 12, 13 anos, eu trabalhava na feira. Minha mãe não podia trabalhar, era separada do meu pai, e com 14 anos entrei no corte de cana para ajudar a minha mãe", contou. José Clécio até tentou seguir nos estudos, mas sempre estava muito cansado nas aulas e às vezes pegava no sono durante as explicações. Sabendo da importância do ensino, ele disse que sempre estimula os filhos de quatro e 12 anos a estudar para ter uma vida melhor.

Engenho em que cortador de cana trabalha fica em Amaraji
Cortador de cana sonha em ser cantor. Ele trabalha em um engenho em Amaraji. 
Reprodução/TV Jornal Interior

Vídeo viralizou nas redes sociais

Um vídeo feito por um colega de José Clécio no canavial viralizou nas redes sociais ao longo do mês: ele cantava a música "Água com Açúcar", de Luan Santana. A voz típica de cantores de forró e sertanejo chamou a atenção de quem assistiu. Entre as músicas preferidas do cortador de cana estão "Bebe e vem me procurar" e "Era eu", de Raí Saia Rodada, que viu o vídeo e o parabenizou: "Fiquei muito feliz de saber da sua história, quero poder te conhecer para te dar um abraço e agradecer por esse carinho".

José Clécio também ficou emocionado quando recebeu o reconhecimento de outro ídolo, o cantor Mano Walter. "Irmão, parabéns por levar nossa música, parabéns por ser esse camarada lutador. Que Papai do Céu te abençoe, que você faça sucesso, que a gente divida os palcos. Logo logo quero lhe encontrar em algum show aí por perto", disse o intérprete de "Juramento do Dedinho". O cantor Edson Lima também elogiou o cortador de cana e enviou uma mensagem de estímulo para ele. "Não desista dos seus sonhos".

Humildade

Recebendo mensagens de apoio de artistas, o que mais chama a atenção na história de José Clécio é a humildade. "Eu não reclamo da vida, eu trabalho sorrindo, o dia todinho alegre, cantando, brincando com os amigos. Eu sempre penso assim: se um dia eu tiver de ter alguma coisa mais na vida, é no tempo de Deus. E se eu tiver que terminar minha vida aqui no corte de cana, eu agradeço a ele também".