Impacto econômico

Feiras do Moda Center Santa Cruz são suspensas devido ao coronavírus

Medida tem como objetivo impedir a disseminação do Covid-19

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 18/03/2020 às 12:04
NOTÍCIA
Everton Moura
FOTO: Everton Moura
Leitura:

As feiras do Moda Center Santa Cruz, em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco, serão suspensas de forma temporária por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A informação foi divulgada pelo prefeito do município, Edson Vieira, durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (18). A suspensão já começa a valer a partir da próxima feira, que seria realizada nos dias 23 e 24 de março.

A decisão é preventiva para evitar a disseminação do coronavírus, já que as feiras recebem semanalmente pessoas de vários estados. "Não é fácil para cadeia produtiva de Santa Cruz, Caruaru e Toritama. Mas a gente tem que pensar em vidas, em saúde pública", justificou. A feira do Calçadão Miguel Arraes também foi suspensa. Já o horário da Central de Feiras será reduzido.

Reuniões foram realizadas entre a prefeitura, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), representantes do Moda Center, autoridades sanitárias, entre outros. O Moda Center recebe por feira em torno de 50 mil pessoas na baixa temporada e 150 mil na alta temporada.

O prefeito informou ainda que nessa terça-feira (17) reuniu-se com a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, e um representante da prefeitura de Toritama. Segundo ele, estas outras cidades do Polo de Confecções também devem anunciar a suspensão das feiras.

Em nota, o Moda Center informou que a medida segue as orientações de decreto do Governo de Pernambuco e do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus de Santa Cruz. A decisão foi conjunta com a prefeitura do município, a Associação Empresarial (Ascap), a CDL Santa Cruz e a Associação Santacruzense de Contabilistas (Ascont). A administração do Moda Center avalia o cenário diariamente e considera a saúde de todos uma prioridade.

A diretoria do empreendimento planeja a logística para que os condôminos retirem mercadorias ao longo da semana e façam vendas online. Os procedimentos serão anunciados em breve.

Outras medidas

Além da suspensão das feiras no Moda Center, a prefeitura de Santa Cruz determinou a suspensão das aulas da rede pública e particular; a proibição de eventos com público acima de 100 pessoas; a suspensão de atividades do Centro de Convivência com o Idoso (CCI) e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV); criação de salas de isolamento provisórias nas unidades de saúde; suspensão de concessão de férias dos servidores de saúde; suspensão do Cidade Lazer por tempo indeterminado, entre outros.

Mais Lidas