Portaria

Prefeitura de Caruaru divulga novas medidas de prevenção do coronavírus

Suspensão de atividades esportivas e proibição de música ao vivo em bares fazem parte das medidas

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 19/03/2020 às 9:35
Divulgação/Prefeitura
FOTO: Divulgação/Prefeitura

A Prefeitura de Caruaru, no Agreste pernambucano, publicou uma portaria com novas medidas para prevenção do novo coronavírus no município nessa quarta-feira (18). Até o momento, nenhum caso foi confirmado na cidade.

A suspensão da Feira da Sulanca foi um dos pontos mais discutidos pelo Grupo Integrado de Atendimento de Emergências Relacionadas a Desastres Naturais e Correlatos. A decisão foi estudada em conjunto com as prefeituras de Santa Cruz do Capibaribe e Toritama e com o Governo de Pernambuco.

De acordo com o Secretário de Saúde do Município, Francisco Santos, essas atitudes podem ajudar no controle da pandemia: “Volto a dizer que trabalhamos com análises de casos reais, trazendo para nossa realidade exemplos de todo o mundo por onde o novo coronavírus tem passado. Precisamos agir com firmeza para proteger a população".

As atividades esportivas e culturais no Monte Bom Jesus, Autódromo da cidade e torneios esportivos em espaços comuns também estão suspensos, assim como a Copa Rural, torneio de futebol amador promovido pela prefeitura. Eventos com mais de 50 pessoas também estão suspensos.

As novas medidas determinam a proibição de música ao vivo nos bares e restaurantes da cidade. Também foi determinado o fechamento de praças, parques públicos, Academias da Cidade, Academias da Saúde, Parques de Diversão, equipamentos do Monte Bom Jesus e, aos domingos, o Nossa Avenida.

O não cumprimento das medidas acarreta em penalidades previstas no Código Penal e Código de Defesa do Consumidor.
A publicação também institui o Grupo Operacional Integrado de Fiscalização de Crise COVID-19. O grupo foi criado para fiscalizar o cumprimento das normas municipais, estaduais e federais.

Acompanhe o vírus pelo mundo