Saúde

Caruaru tem 19 casos suspeitos do novo coronavírus

Cidade não tem nenhum caso confirmado até o momento

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 20/03/2020 às 9:27
Arquivo/JC
FOTO: Arquivo/JC

Caruaru, no Agreste pernambucano, está com 19 casos em investigação do novo coronavírus. Nove casos foram descartados e nenhum foi confirmado até o momento. Os dados foram divulgados pela Prefeitura nessa quinta-feira (19). 

O número de casos confirmados do novo coronavírus subiu para 28 em Pernambuco. De acordo com boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) nessa quinta, são 508 casos notificados, sendo que 166 já foram descartados. Outros 311 seguem em investigação. O Estado continua anunciando medidas de controle e prevenção para evitar a propagação da doença.

Prevenção no município

O Comitê de Crise instalado para tratar das questões envolvendo o coronavírus no município toma diversas medidas preventivas para evitar a disseminação da doença na cidade. Mais recentemente, foi divulgada a suspensão da Feira da Sulanca, em conjunto com as feiras de Santa Cruz do Capibaribe e Toritama.

As atividades esportivas e culturais no Monte Bom Jesus, Autódromo da cidade e torneios esportivos em espaços comuns também estão suspensos, assim como a Copa Rural, torneio de futebol amador promovido pela prefeitura. Eventos com mais de 50 pessoas também estão suspensos.

As novas medidas determinam a proibição de música ao vivo nos bares e restaurantes da cidade. Também foi determinado o fechamento de praças, parques públicos, Academias da Cidade, Academias da Saúde, Parques de Diversão, equipamentos do Monte Bom Jesus e, aos domingos, o Nossa Avenida.

Também já tinha sido determinado o fechamento de academias, a suspensão de aulas nas instituições de ensino, a recomendação da diminuição dos horários de shoppings e centros de compras, entre outros.

Sobre o coronavírus

coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31 de dezembro do ano passado na China. O novo vírus foi intitulado Covid-19. A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, que são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1. Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937 e descritos como coronavírus em 1965. O nome vem do perfil do vírus visto no microscópio, o que parece uma coroa.

Acompanhe o vírus pelo mundo