O número de casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) subiu para 42 em Pernambuco, de acordo com balanço divulgado na tarde desta segunda-feira (23). Foram cinco casos a mais com relação ao domingo (22).
- Bolsonaro revoga artigo que permitia suspensão do salário de trabalhador por até quatro meses
- Petrolina tem primeiro caso confirmado do novo coronavírus
- Motociclista morre após colidir com carro na zona rural de Arcoverde
- Coronavírus: Governo de Pernambuco abrirá duas seleções simplificadas para a área de saúde
Os casos confirmados estão no Recife (30), Jaboatão dos Guararapes (3), Olinda (2), Caruaru (1), Belo Jardim (1) e Petrolina (1). Os outros casos são: um de outro estado e três de outro país (dois do navio que está atracado no Porto do Recife).
A prefeitura de Petrolina já havia divulgado uma nota no início da tarde confirmando o caso no município. O caso de Caruaru é uma mulher de 34 anos que esteve na Europa e está em isolamento em casa.
Mais profissionais de saúde
Nesta segunda, governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), anunciou que irá abrir nesta terça (24) duas seleções simplificadas para 2.747 vagas, com o objetivo de colaborar no combate ao novo coronavírus (Covid-19) no Estado.
Além disto, serão convocados 430 médicos e 1.552 outros profissionais aprovados no último concurso da SES. O governador informou ainda que fará o repasse de R$ 11 milhões para ajudar nas ações de saúde e assistência social dos municípios pernambucanos.
Novas medidas
O Governo do Estado irá editar um decreto nesta segunda com a proibição de reuniões e aglomerações de mais de 10 pessoas, além do transporte de passageiros via mototáxi. "Agradeço a compreensão de todos e a colaboração e o cumprimento das novas medidas", disse o governador.
Sintomas e prevenção
O Covid-19 é similar a uma gripe e é transmitido pela saliva, espirro, tosse ou aperto de mãos. Os sintomas do coronavírus são febre, tosse e falta de ar. Caso apresente os sintomas, a orientação é ligar 136 ou procurar uma unidade de saúde na sua cidade.
A melhor forma de prevenir o novo coronavírus e outras doenças respiratórias é tomando algumas atitudes como: lavar bem as mãos frequentemente com água e sabão; utilizar álcool em gel 70% para higienizar as mãos caso não possa lavá-las; cobrir o nariz e a boca com um lenço descartável ao espirrar e tossir; usar o ombro ou braço para cobrir o espirro e a tosse; evitar tocar os olhos, nariz e boca quando as mãos não estiverem limpas; não compartilhar alimentos e objetos de uso pessoal como talheres, pratos, copos e garrafas; higienizar aparelhos celulares, tablets e controles remotos; manter ambientes bem ventilados, com portas e janelas abertas. Caso já esteja doente, evite locais fechados com muitas pessoas e o contato com idosos, gestantes e doentes crônicos.
Confira a forma correta de lavar as mãos, indicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa):
1. Abra a torneira e molhe as mãos, evitando encostar na pia;
2. Aplique na palma da mão a quantidade suficiente de sabonete líquido para cobrir todas as superfícies das mãos;
3. Ensaboe as palmas das mãos, friccionando-as entre si;
4. Esfregue a palma da mão direita contra o dorso da mão esquerda (e vice-versa), entrelaçando os dedos;
5. Entrelace os dedos e friccione os espaços interdigitais;
6. Esfregue o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta (e vice-versa), segurando os dedos, com o movimento de vai-e-vem;
7. Esfregue o polegar direito, com o auxílio da palma da mão esquerda (e vice-versa), utilizando movimento circular;
8. Friccione as polpas digitais e unhas da mão esquerda contra a palma da mão direita, fechada em concha (e vice-versa), fazendo movimento circular;
9. Esfregue o punho esquerdo, com o auxílio da palma da mão direita (e vice-versa), utilizando movimento circular;
10. Enxágue as mãos, retirando os resíduos de sabonete. Evite contato direto das mãos ensaboadas com a torneira;
11. Seque as mãos com papel toalha descartável, iniciando pelas mãos e seguindo pelos punhos.
*Para a técnica de higienização anti-séptica das mãos, seguir os mesmos passos e substituir o sabonete líquido comum por um associado a anti-séptico