Saúde

Prefeitura de Petrolina confirma segundo caso do novo coronavírus no município

Paciente teria viajado recentemente para outros estados do país

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 26/03/2020 às 7:58
Pixabay
FOTO: Pixabay

A Prefeitura de Petrolina, no Sertão pernambucano, informou nessa quarta-feira (25),o segundo caso confirmado do novo coronavírus no município. Trata-se de um homem de 53 anos que viajou recentemente para outros estados do país. Ele está internado em um hospital da rede particular e seu estado de saúde é estável.

O paciente recebe assistência médica e está sendo monitorado pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde. As pessoas que tiveram contato com ele estão em isolamento domiciliar e monitoradas.

"Foram notificados mais dois pacientes com suspeita de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), já com exames coletados. Um paciente recebeu alta e encontra-se em isolamento domiciliar, sendo monitorado pela Secretaria de Saúde. O outro segue internado e ambos aguardam o resultado do Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE). Temos 14 casos de SRAG em investigação, sendo um deles já confirmado para Influenza A e outro anteriormente para H1N1. Nenhum óbito relacionado a essas doenças foi registrado na cidade. Não é preciso pânico, pois a prefeitura tem um grupo que avalia e monitora toda a situação”, explica a secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque.

A prefeitura ainda reforça a recomendação para que a população fique em casa, em isolamento social.

Morte pelo coronavírus em PE

O estado de Pernambuco confirmou nesta quarta-feira (25) a primeira morte pelo novo coronavírus. A vítima é um idoso de 85 anos, que estava internado no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), referência para a Covid-19 na rede estadual. Ele morava no Recife e tinha diabetes, hipertensão e cardiopatia isquêmica. O idoso apresentou os primeiros sintomas da doença na última quarta-feira (18) e foi internado na unidade de saúde na última sexta-feira (20).

Além da primeira morte, o Estado confirmou mais quatro casos da doença, e agora registra 46 casos de coronavírus. Os casos estão distribuídos em seis municípios: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Caruaru, Belo Jardim e Petrolina. O número de casos por cidade não foi informado. Foram registrados ainda casos de outro estado (1) e outros países (3).