A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um aviso hidrológico informando que a Plataforma de Coleta de Dados de Caruaru, no Agreste, registrou o nível do Rio Ipojuca acima da cota de alerta. O motivo são as chuvas registradas nas últimas 24h.
- Fortes chuvas provocam alagamentos em Caruaru; veja vídeos
- Chuvas fortes fazem barragens transbordarem no Sertão Pernambucano
- Barragem de Jucazinho sai do colapso e atinge 5,21% da capacidade após chuvas
- Rodízio de abastecimento de água deverá ser reduzido em Caruaru
- Governo lança pacote de ações para garantir abastecimento de água em Pernambuco
De acordo com a Apac, o nível do rio está com tendência a subir. Caso permaneça com esta tendência, há a possibilidade de canais e córregos transbordarem, principalmente os que ficam na zona urbana, atingindo as áreas ribeirinhas.
A Apac informou ainda que está em estado de atenção junto com a Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco (Codecipe). Novos avisos serão emitidos em caso de mudanças nas condições do tempo.
Transtornos
As fortes chuvas dessa quarta-feira (25) causaram transtornos em Caruaru. Diversas localidades ficaram alagadas. No bairro José Carlos de Oliveira, por exemplo, a água da chuva invadiu as casas próximas à creche Professora Lourdinha de Pontes. Na rua Expedito Gonçalves Monteiro, moradores perderam vários móveis, eletrodomésticos e outros objetos.
Alerta para mais chuvas
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) informou que renovou o aviso de chuvas para as regiões do Agreste, Sertão de Pernambuco e Sertão do São Francisco. Segundo a Apac, a previsão indica chuvas com intensidade moderada a forte nesses locais nesta quinta-feira (26).