A Associação Comercial e Industrial de Toritama (Acit) e a indústria cearense Santana Textiles desenvolveram o protótipo de uma máscara de prevenção feita com um tecido especial cedido pela tecelagem. A máscara pode ser utilizada por até quatro horas e é lavável, ou seja, pode ser reutilizada.
- Coronavírus: Caixa anuncia redução nos juros do cartão de crédito
- Presidiários fazem máscaras de prevenção do coronavírus para hospitais de Caruaru
- Pernambuco tem 48 casos confirmados do coronavírus e 3 mortes
- Coronavírus: Prefeitura de Limoeiro anuncia cancelamento do São João 2020
- Gravatá notifica 1º caso suspeito do coronavírus no município
A máscara é considerada um Equipamento de Proteção Individual (EPI) e é de uso obrigatório pelos profissionais de saúde. O protótipo em tecido foi aprovado pela Secretaria de Saúde de Caruaru.
A produção começou nessa quinta-feira (26) por confeccionistas do polo têxtil do Agreste e as máscaras serão doadas para regiões necessitadas. A Acit está em campanha com outros órgãos e empresários para arrecadar fundos para o pagamento da mão de obra. Inicialmente, serão confeccionadas 80 mil máscaras.
De acordo com a associação, o projeto está em consonância com as recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Números em Pernambuco
Até a tarde de quinta-feira (26), Pernambuco havia registrado 48 casos confirmados de coronavírus, com três mortes. O Estado tem seis casos de cura clínica. Entre as confirmações, 29 pacientes estão em isolamento domiciliar e dez estão hospitalizados, tirando as seis já recuperadas.