A Secretaria de Saúde de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, informou nesta quinta-feira (9) que foi confirmado o primeiro caso do novo coronavírus (covid-19) no município. O paciente tinha 49 anos e morreu na última terça-feira (7). O exame para a doença foi confirmado nesta quinta pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PE).
- Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, atendeu sete pacientes com coronavírus
- PE confirma mais 154 casos de coronavírus; total sobe para 555 com 56 mortes
- Arcoverde tem primeiro caso de coronavírus confirmado
- Paulo Câmara evidencia que casos subiram 5 vezes em uma semana e pede: não viajem no feriado
- Polo de Confecções do Agreste reforça produção de EPIs para combate ao coronavírus
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, o caso foi notificado pelo Hospital Regional Dom Moura, que integra a rede estadual. Um novo caso de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) - que pode ou não ser coronavírus - também foi notificado e a amostra já foi enviada para a realização de exames no Lacen-PE.
Em nota, a secretaria municipal de Saúde reforçou a importância de a população ficar em casa: "Redobre seus cuidados com higiene, cumpra seu isolamento social e siga as orientações das autoridades sanitárias. Só saia de casa se for extremamente necessário".
Aumento de casos e de mortes
Subiu para 555 o número de casos confirmados do novo coronavírus (covid-19) em Pernambuco. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), foram 154 novas confirmações nas últimas 24h, até o início da tarde desta quinta-feira (9).
O número de mortes também aumentou: foram mais 10 óbitos (quatro mulheres e seis homens), com idades entre 49 e 93 anos. Os falecimentos ocorreram entre os dias 5 e 7 de abril, mas a confirmação dos testes saiu nesta quinta. Pernambuco soma agora 56 mortes pela Covid-19.
Números subiram 5 vezes em uma semana
O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) pediu em vídeo nesta quinta-feira (9) que a população não viaje no feriado de Páscoa, que começa nesta sexta-feira (10), conhecida pelos cristãos como Sexta-Feira Santa.
O gestor do Executivo estadual evidenciou que os casos de coronavírus aumentaram cinco vezes dentro de uma semana: no dia 2 de abril, eram 106 casos confirmados. Nesta quinta (9), o número subiu para 555. Com relação às mortes pela Covid-19, o aumento foi ainda mais significativo no período: os óbitos subiram de nove para 56 em sete dias.