Hospital

Garanhuns registra primeiro caso de coronavírus; paciente morreu

Homem tinha 49 anos e faleceu na última terça-feira

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 09/04/2020 às 14:18
Divulgação/SES
FOTO: Divulgação/SES

A Secretaria de Saúde de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, informou nesta quinta-feira (9) que foi confirmado o primeiro caso do novo coronavírus (covid-19) no município. O paciente tinha 49 anos e morreu na última terça-feira (7). O exame para a doença foi confirmado nesta quinta pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PE).

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, o caso foi notificado pelo Hospital Regional Dom Moura, que integra a rede estadual. Um novo caso de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) - que pode ou não ser coronavírus - também foi notificado e a amostra já foi enviada para a realização de exames no Lacen-PE.

Em nota, a secretaria municipal de Saúde reforçou a importância de a população ficar em casa: "Redobre seus cuidados com higiene, cumpra seu isolamento social e siga as orientações das autoridades sanitárias. Só saia de casa se for extremamente necessário".

Aumento de casos e de mortes

Subiu para 555 o número de casos confirmados do novo coronavírus (covid-19) em Pernambuco. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), foram 154 novas confirmações nas últimas 24h, até o início da tarde desta quinta-feira (9).

O número de mortes também aumentou: foram mais 10 óbitos (quatro mulheres e seis homens), com idades entre 49 e 93 anos. Os falecimentos ocorreram entre os dias 5 e 7 de abril, mas a confirmação dos testes saiu nesta quinta. Pernambuco soma agora 56 mortes pela Covid-19.

Números subiram 5 vezes em uma semana

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) pediu em vídeo nesta quinta-feira (9) que a população não viaje no feriado de Páscoa, que começa nesta sexta-feira (10), conhecida pelos cristãos como Sexta-Feira Santa.

O gestor do Executivo estadual evidenciou que os casos de coronavírus aumentaram cinco vezes dentro de uma semana: no dia 2 de abril, eram 106 casos confirmados. Nesta quinta (9), o número subiu para 555. Com relação às mortes pela Covid-19, o aumento foi ainda mais significativo no período: os óbitos subiram de nove para 56 em sete dias.