Meteorologia

Apac emite alerta de chuva moderada a forte na RMR, Zona da Mata e Agreste

Aviso é válido até esta quinta-feira (16)

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 15/04/2020 às 10:22
Reprodução/NE10 Interior
FOTO: Reprodução/NE10 Interior

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu na manhã desta quarta-feira (15) um aviso meteorológico. De acordo com o documento, a previsão do tempo indica a possibilidade de chuvas com intensidade moderada a forte na Região Metropolitana do Recife (RMR), Zona da Mata Norte e Sul e Agreste.

O aviso é válido até as 23h desta quinta-feira (16). Segundo a Apac, as chuvas podem ser ocasionadas pela atuação de um sistema meteorológico chamado Distúrbios Ondulatórios de Leste (DOL), em formação no Oceano Atlântico, que está seguindo para o Continente "e deverá acumular volumes significativos de chuvas nas regiões".

Em caso de emergências, a população deve acionar a Defesa Civil. No Recife, o órgão pode ser acionado pelo telefone 0800 081 3400. A ligação é gratuita e o atendimento 24h.

Temperaturas

De acordo com a Apac, a temperatura deve variar entre 23°C e 30°C na RMR e 23°C a 30°C na Zona da Mata. No Agreste, os termômetros devem marcar entre 19°C e 30°C. No Sertão, a máxima deve ser de 34°C e a mínima, de 20°C. Já em Fernando de Noronha, a temperatura deve ficar entre 31°C e 23°C.

Chuvas no Nordeste

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um aviso de chuvas intensas. O alerta é válido para Pernambuco, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte. As chuvas devem ter entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Os ventos devem ser intensos, de 40 a 60 km/h.