A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) divulgou os municípios em que mais choveu nas últimas 24 horas. As informações foram colhidas até as 9h desta quinta-feira (16). A maior chuva do dia no Estado foi registrada em Sirinhaém, na Zona da Mata, com 32,1 mm de precipitação.
- Apac emite alerta de chuva moderada a forte na RMR, Zona da Mata e Agreste
- APAC alerta para chuvas fortes na Zona da Mata, Agreste e Região Metropolitana nesta sexta
- Barragens do interior de Pernambuco acumulam água após chuvas; confira
- Prefeitura de Águas Belas inicia reparos de ruas afetadas pelas chuvas
- Chuvas fortes causam transtornos em Arcoverde e Águas Belas; veja vídeos
Na Região Metropolitana do Recife (RMR), a cidade em que mais choveu foi Jaboatão dos Guararapes, com 30,2 mm. Outro local com número mais significativo foi o bairro da Várzea, no Recife.
Na Zona da Mata, a cidade de Sirinhaém registrou a maior chuva da região e do estado nas últimas horas (32,1 mm). Em Rio Formoso, choveu 21 mm.
No Agreste, a maior chuva foi em Barra de Guabiraba, com 26,7 mm de precipitação. Em Cumaru, foram 19,3 mm de chuvas. No Sertão, choveu 23 mm em Bodocó; outras cidades não tiveram registros mais significativos.
Também houve registro de chuvas em Fernando de Noronha, onde a precipitação foi de 17,5 mm.
Aviso de chuvas fortes
A Apac emitiu na manhã de quarta-feira (15) um aviso meteorológico. De acordo com o documento, a previsão do tempo indica a possibilidade de chuvas com intensidade moderada a forte na Região Metropolitana do Recife (RMR), Zona da Mata Norte e Sul e Agreste. O aviso é válido até as 23h desta quinta-feira (16).
Segundo a Apac, as chuvas podem ser ocasionadas pela atuação de um sistema meteorológico chamado Distúrbios Ondulatórios de Leste (DOL), em formação no Oceano Atlântico, que está seguindo para o Continente "e deverá acumular volumes significativos de chuvas nas regiões".