Covid-19

Justiça determina que empresa entregue respiradores comprados por Pernambuco

Aparelhos são necessários para tratamento de pacientes graves do novo coronavírus

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 24/04/2020 às 12:25
Reprodução/ iStock
FOTO: Reprodução/ iStock

O Tribunal de Justiça de Pernambuco determinou nesta quinta-feira (23) que os respiradores que foram comprados pelo governo estadual devem ser entregues urgentemente para o tratamento de pacientes graves por causa do coronavírus (covid-19).

A Justiça pediu que os equipamentos fossem buscados na sede da empresa fornecedora. A empresa tem um prazo de 48h para entregar os ventiladores, sob multa diária de R$ 100 mil, caso não seja entregue.

Os respiradores foram comprados pelo Governo do Estado em 20 de março, mas eles não foram entregues porque a empresa alegou que o Governo Federal solicitou os aparelhos. Segundo o Governo estadual, o Ministério da Saúde informou que os aparelhos não se incluíam entre os retidos por terem sido adquiridos antes da data de aquisição.

De acordo com a determinação do Tribunal de Justiça, dos 100 respiradores comprados, o Estado deve receber 35 equipamentos do primeiro lote.

O secretário de saúde, André Longo, informou que espera colocar mais cem leitos de UTI em operação, chegando a 400 vagas de terapia intensiva em operação até o fim deste mês. Porém, a implementação dos leitos dependerá da chegada dos cem respiradores e de outros que foram comprados da China. “Esses poderiam ainda vir a somar ao esforço ampliando a nossa capacidade de leito e de terapia intensiva para mais de 650 vagas”, conclui André Longo.

Coronavírus em Pernambuco

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco divulgou nesta sexta-feira (24) que foram confirmados 395 novos casos do novo coronavírus no estado. Com este número, Pernambuco totaliza 3.999 infectados pela covid-19. Foram confirmadas em laboratório outras 40 mortes. O estado soma agora 352 óbitos pela doença.