Abalos sísmicos

Tremor de terra é registrado em Caruaru, no Agreste

Abalo teve magnitude de 2.1 na escala Richter

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 29/04/2020 às 9:08
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

Um tremor de terra foi registrado na noite dessa terça-feira (28) em Caruaru, no Agreste pernambucano. Segundo informações do Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o abalo foi de magnitude 2.1 na escala Richter.

O tremor foi sentido por alguns moradores da cidade. De acordo com o sismólogo da UFRN, Eduardo Menezes, o abalo sísmico foi registrado e ocorreu por volta das 23h45.

De acordo com o sismólogo, foram identificadas áreas com falhas ativas em Caruaru, São Caetano, Belo Jardim, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe. Segundo ele, os tremores no estado ocorrem por causa dessas falhas geológicas da Placa Sul-Americana: "Na realidade estamos no meio de Placa Sul-Americana. No meio dela, nós temos áreas em que ocorrem os chamados 'tremores intraplaca'. Nós temos várias áreas que possuem falhas geológicas, que entram em atividade em função dos esforços que atuam no interior da Terra que geram essas vibrações", explica Eduardo.

O último abalo em Caruaru ocorreu no dia 28 de fevereiro deste ano, mas não foi possível registrar o tremor porque a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) estava sem link com a estação de Caruaru.