Solidariedade

Galpão das Artes de Limoeiro garante alimentos para crianças carentes

Centro de Criação apoia alunos e a família deles durante pandemia do coronavírus

Vanessa Nôvak
Vanessa Nôvak
Publicado em 13/05/2020 às 7:28
Júnior Silva
FOTO: Júnior Silva

Durante o período de distanciamento social causado pelo novo coronavírus, o Centro de Criação Galpão das Artes tem garantido o alimento na mesa das 25 crianças que são atendidas pelo Programa Arte Educação. O projeto existe há 20 anos e fica em Limoeiro, município pernambucano do Agreste Setentrional, distante 77 quilômetros do Recife. Há 10 anos, o Centro de Criação dá cor aos dias de várias crianças carentes da rede municipal de educação, com conteúdo artístico e educativo.

Covid-19: Saiba como doar para a ação Atitude Cidadã, do IJCPM

O arte educador Fábio André, fundador e atual presidente do Centro, conta que desde o início de abril até agora já foram realizadas quatro entregas de kits alimentação para as famílias das 25 crianças. A ideia é ajudá-las a passar pela crise provocada pelo novo coronavírus. Os alunos do Arte Educação também receberam kits de limpeza e material didático para que continuem desenvolvendo o aprendizado e as habilidades estimuladas nas aulas presenciais, já que estas não podem acontecer no momento.

No Arte Educação, as crianças aprendem como confeccionar os seus próprios brinquedos e são incentivadas à prática da leitura e da produção textual. Segundo Fábio André, os pequenos já escreveram histórias encantadoras a partir do material que receberam para aprender em casa. Para poder fazer parte do quadro de aprendizes do programa, as crianças devem ser alunas da rede municipal de ensino e apresentar boa frequência e boas notas na escola.

Ajuda para toda a família

Além das doações, o arte educador revela ainda que também tem sido oferecida orientação profissional gratuita para as famílias que encontram dificuldades na hora de solicitar o Auxílio Emergencial oferecido pelo Governo Federal. O contador do Centro de Criação foi disponibilizado para atender os pais e responsáveis dos alunos.

Projeto do Galpão das Artes, em Limoeiro
Projeto do Galpão das Artes, em Limoeiro
Júnior Silva

De acordo com Fábio André, as doações destinadas às crianças são fruto da solidariedade de amigos. Alguns artistas da região também direcionam o que arrecadam através de shows realizados pela internet, as famosas lives, para o Centro, e isso tem fortalecido a ação solidária. Fábio diz que pretende manter o projeto até quando as pessoas puderem retomar suas rotinas.

O Centro de Criação Galpão das Artes é uma instituição sem fins lucrativos e fica localizada na rua Vigário Joaquim Pinto, nº 465, no centro de Limoeiro.