Cuidado

Hospital de Caruaru faz ações para humanizar atendimento aos pacientes com covid-19

Pequenos gestos dos colaboradores do Hospital Mestre Vitalino são uma forma de acolhimento

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 13/05/2020 às 11:54
Divulgação/HMV
FOTO: Divulgação/HMV

Uma das características do tratamento dos pacientes com a covid-19 que precisam de atendimento hospitalar é o isolamento, devido ao alto risco de transmissão. Até mesmo os profissionais da saúde, como médicos e enfermeiros, criam mecanismos para não ter contato direto com quem está internado. Durante o período de recuperação, é comum que essas pessoas se sintam sozinhas, já que não é permitido que elas vejam nem sequer a família. Foi pensando em minimizar esse quadro que os profissionais do Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, criaram formas de humanizar o atendimento na clínica de isolamento e nas UTIs.

Covid-19: Saiba como doar para a ação Atitude Cidadã, do IJCPM

Uma das iniciativas é da equipe de colaboradores do hospital. As quentinhas com as refeições dos pacientes trazem uma mensagem de fé e esperança com um versículo bíblico e a frase "Deus é contigo". No Dia das Mães, comemorado no último domingo (10), as pacientes internadas receberam carinho por meio de uma mensagem colada nos vidros da clínica de isolamento do HMV. Foi uma forma de recordar a importância da data comemorativa diante de um momento que, para muitos, é de luta e superação.

Contato com familiares

Nos próximos dias, o hospital também será beneficiado com o projeto Visita.com, idealizado pelo Governo do Estado, que contempla com tablets os hospitais que estão colaborando no tratamento do covid-19 para que os pacientes possam conversar com seus familiares. De acordo com Marcelo Cavalcanti, diretor geral do Hospital Mestre Vitalino, uma comissão do hospital trabalha de forma efetiva, elaborando projetos, ações e pequenos detalhes que fazem toda a diferença na assistência aos pacientes.

Funcionários colocaram mensagens nas quentinhas
Funcionários colocaram mensagens nas quentinhas
Divulgação/HMV

"Nós sabemos que o ambiente hospitalar por si só já gera uma sensação de insegurança, as pessoas ficam afastadas do seu ambiente familiar, e as enfermidades geram a sensação de solidão, mas com as ações de humanização nós tentamos sempre fazer com que cada pessoa que entra aqui se sinta bem, se sinta em casa. Nossa meta é cuidar não só da saúde do paciente, mas cuidar com amor de cada pessoa que precisa permanecer algum tempo aqui no HMV", destacou.