Novidade

Beneficiários do auxílio emergencial podem pagar compras usando celular

Pagamento será através das maquininhas; confira o passo a passo

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 29/05/2020 às 12:56
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
FOTO: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Os beneficiários do auxílio emergencial de R$ 600 (R$ 1,2 mil para mães solteiras) poderão, a partir desta sexta-feira (29), pagar compras usando o celular. Cerca de 3 milhões de estabelecimentos comerciais de todo o País estão incluídos no novo tipo de operação.

Caixa tem nova previsão para calendários da segunda e terceira parcela do auxílio emergencial

Veja como usar cartão virtual do auxílio emergencial em mercados, lojas e pagamento da Celpe

Uma atualização do aplicativo Caixa Tem foi liberada pela Caixa Econômica Federal para que o pagamento seja realizado através do código QR, que é uma forma mais avançada do código de barras e pode ser lido pelas câmeras dos celulares.

A ferramenta estará disponível nos estabelecimentos através das maquininhas da bandeira Elo. Maquininhas de outras bandeiras também poderão aderir à novidade se quiserem, de acordo com o vice-presidente de tecnologia da Caixa, Cláudio Salituro. A tecnologia foi desenvolvida em dez dias para atender os beneficiários do auxílio.

De acordo com Salituro, o beneficiário não precisa tocar na maquininha nem digitar senhas, impedindo o risco de contaminação pelo novo coronavírus: "É muito simples e muito fácil de fazer. O processo é seguro e sem contato físico com a maquininha".

Nessa quinta-feira (28), o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, afirmou que a novidade diminuirá a necessidade de saques em espécie do auxílio, reduzindo também as filas nas agências: "Não precisa sacar. Basta movimentar o dinheiro de forma digital para fazer as compras".

O que fazer se auxílio emergencial for negado? Veja passo a passo

Quem recebeu auxílio emergencial pode ter que devolver em 2021

Saiba como utilizar

Já no estabelecimento comercial, o beneficiário do auxílio emergencial deve acessar o aplicativo Caixa Tem e escolher a opção "pagar na maquininha". A câmera do celular irá abrir automaticamente e o usuário precisa apontá-la para o código QR que aparecerá na maquininha. Após conferir o valor da compra, o beneficiário deve apertar o botão "confirmar" na tela do celular.

Ao final, a maquininha do cartão irá imprimir o recibo da compra, para o cliente e para o estabelecimento. O beneficiário não precisa pegar a via dele, já que o Caixa Tem registrará as compras e permitirá que o usuário confira o saldo.

A atualização do Caixa Tem com a funcionalidade já está disponível para celulares com o sistema Android e ficará disponível para aparelhos da Apple (sistema iOS), até sábado (30).

*Com informações da Agência Brasil