Economia

Caixa tem nova previsão para calendários da segunda e terceira parcela do auxílio emergencial

Beneficiários devem ficar atentos

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 29/05/2020 às 10:38
Cirio Bezerra/TV Jornal
FOTO: Cirio Bezerra/TV Jornal

O presidente da Caixa Econômica, Pedro Guimarães, anunciou que o calendário de pagamento da segunda e terceira parcela do auxílio emergencial devem ser anunciadas dentro de duas semanas.

Essa nova previsão contempla a segunda parcela para aqueles que só começaram a receber o benefício em maio, assim como a terceira parcela para quem começou a receber o pagamento em abril.

"Quem determina o calendário é o Ministério da Cidadania e a Dataprev. O que eu posso dizer é que a ideia era ter as pessoas recebendo os pagamentos intercalados. Receber o primeiro (pagamento) e, algumas semanas depois, o segundo. Então, provavelmente, teremos a segunda parcela para quem está recebendo este último lote (da primeira parcela em maio) daqui a três semanas", explicou Pedro Guimarães.

Esse lote representa as pessoas que começaram a receber a primeira parcela do auxílio emergencial neste mês.

> Quem recebeu auxílio emergencial pode ter que devolver em 2021

> Governo vai disponibilizar lista de quem recebeu auxílio emergencial

> Veja como usar cartão virtual do auxílio emergencial em mercados, lojas e pagamento da Celpe

> O que fazer se auxílio emergencial for negado? Veja passo a passo

"Além disso, deveremos ter mais alguns milhões de brasileiros que irão receber a primeira parcela, quando recebermos mais um lote da análise. Quando a Caixa receber uma resposta irá pagar àqueles que foram indicados. Objetivamente teremos esse calendário dos 8,3 milhões (de pessoas) ao redor de duas semanas, e poderemos até ampliar. Se na semana que vem tivermos mais gente para pagar ainda a 1ª parcela, provavelmente iremos juntar esse grupo", explicou o presidente da Caixa.

A previsão também é divulgar um calendário para recebimento da terceira parcela, dentro de duas semanas. Os brasileiros que receberam a primeira parcela ainda no mês de abril já estão recebendo a segunda parcela do auxílio.

A partir deste sábado, o banco dará início ao calendário de saques e também transferências, seguindo o mês de nascimento, para contas que os beneficiários tenham indicado em outros bancos.

Bolsa Família

Foi divulgado o calendário da terceira parcela para o Bolsa Família, de acordo com o número final do NIS.

Final do NIS 1 – pagamento dia 17/06
Final do NIS 2 – pagamento dia 18/06
Final do NIS 3 – pagamento dia 19/06
Final do NIS 4 – pagamento dia 22/06
Final do NIS 5 – pagamento dia 23/06
Final do NIS 6 – pagamento dia 24/06
Final do NIS 7 – pagamento dia 25/06
Final do NIS 8 – pagamento dia 26/06
Final do NIS 9 – pagamento dia 29/06
Final do NIS 0 – pagamento dia 30/06

Auxílio em análise

Milhões de brasileiros aguardam o dia em que receberão a mensagem "aprovado" no site ou aplicativo do Auxílio. Porém, a espera tem gerado frustração: há pessoas que realizaram o cadastro há várias semanas e ainda não sabem se receberão ou não o auxílio. Entenda como funciona o processo de análise.

Caixa abre neste sábado para saque de auxílio

Caixa vai abrir 2.213 agências neste sábado (30), das 8h às 12h, para atendimento aos beneficiários do auxílio emergencial que receberam a primeira parcela até 30 de abril, nascidos em janeiro e que queiram fazer o saque em espécie do benefício.