Economia

Governo de Pernambuco divulga plano sobre reabertura da economia; veja

Cronograma foi intitulado Plano de Convivência com a Covid-19

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 01/06/2020 às 17:07
Reprodução/Youtube
FOTO: Reprodução/Youtube

O Governo de Pernambuco divulga, na tarde desta segunda-feira (1º), o Plano de Convivência com a Covid-19, no que diz respeito às atividades econômicas.

O plano conta com um cronograma de flexibilização das regras para cada setor - comércio, serviços, indústria - e os protocolos de higiene e distanciamento social exigidos para evitar a disseminação da doença.

O planejamento é apresentado durante coletiva de imprensa no fim desta tarde, com a participação dos secretários de Saúde, André Longo; de Planejamento, Alexandre Rebelo; e de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach.

A possibilidade de retorno das medidas mais rígidas de isolamento não estão descartadas, caso o monitoramento da questão sanitária aponte para esta necessidade.

Confira:

Petrolina já retomou algumas atividades

A cidade de Petrolina, no Sertão, foi a primeira no Estado a autorizar a reabertura das atividades. A partir desta segunda-feira (1º) estão autorizadas atividades e serviços com 50% da capacidade. Fazem parte desse grupo o comércio, shopping, serviços públicos, parques públicos e templos religiosos. Além disso, os ônibus serão liberado em 75% de ocupação. Agricultura, indústria, mototáxis, táxis, transporte por aplicativo e serviços essenciais podem funcionar na capacidade total. Demais atividades continuam sem funcionar.

Fim da quarentena mais rígida

O período da quarentena mais rígida em cinco cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR) terminou no último fim de semana. No domingo (31), o governo publicou um decreto no qual reforçava a continuação da obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção e a manutenção de algumas proibições.

Coronavírus em Pernambuco

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco confirmou nesta segunda-feira (1º) 450 novos casos de infecções pelo novo coronavírus. Destes, 199 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave e 251 como casos leves. No total, o Estado tem 34.900 casos confirmados (14.535 graves e 20.365 leves). Nesta segunda, foram confirmadas ainda 68 mortes pela covid-19. Pernambuco agora tem, portanto, 2.875 mortes pela doença.

Números sugerem estabilização

Levantamentos do Instituto para Redução de Riscos e Desastres de Pernambuco (IRRD), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), e da Escola de Higiene e Medicina Tropical da Universidade de Londres apontam para a estabilização do coronavírus (covid-19) em Pernambuco.

Essas análises se baseiam na taxa de contágio no Estado, que está abaixo de 1 (0,9), o que revela que menos pessoas estão infectadas e que o número dos doentes está retrocedendo. O cálculo considera variáveis como o número de casos confirmados diariamente, o volume de pacientes recuperados e os casos que estão em tratamento.