Economia

Caixa libera saque emergencial do FGTS na próxima segunda-feira

Calendário de saque ainda não foi divulgado

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 09/06/2020 às 10:37
Marcelo Camargo/Agência Brasil
FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Caixa Econômica Federal vai liberar a partir da próxima segunda-feira (15), o saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), de até R$ 1.045, devido ao novo coronavírus (covid-19). A retirada foi autorizada pela Medida Provisória 946.

Brasil terá programa de renda mínima permanente após pandemia

Auxílio emergencial: beneficiários seguem aguardando calendário da terceira parcela

As formas de saque, atendimentos e o calendário de pagamentos serão estabelecidos pela Caixa Econômica Federal. De acordo com o governo, serão liberados aproximadamente R$ 36 bilhões. O calendário ainda não foi divulgado, mas os trabalhadores terão 31 de dezembro de 2020 para sacar.

Inicialmente, o valor estará disponível em uma conta digital da Caixa. A retirada do valor em espécie será feita depois nas agências, de acordo com um calendário que seguirá o mês de nascimento do trabalhador.

O total do saque do FGTS leva em consideração todas as contas do beneficiário. Caso ele tenha mais de uma conta com dinheiro, o saque deverá ser feito inicialmente nas contas inativas, começando pela que tiver menor saldo.

Guedes confirma prorrogação do auxílio emergencial por dois meses

O recurso voltará para a conta vinculada do FGTS, caso não seja sacado. Se tiver conta na Caixa e o dinheiro cair automaticamente, a pessoa poderá recusar até o dia 30 de agosto deste ano.

*Com informações do Correio Braziliense e Agência Brasil