Pandemia

Representantes do comércio de Caruaru cobram reabertura das lojas

Cidade está entre os municípios que foram proibidos de avançar no Plano de Convivência com a Covid-19

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 19/06/2020 às 15:22
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

A Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic), no Agreste de Pernambuco, e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade enviaram um ofício ao Governo do Estado cobrando autorização para reabrir o comércio varejista.

Caruaru está entre os 85 municípios pernambucanos que não puderam seguir para a terceira etapa do Plano de Convivência Com a Covid-19. De acordo com o governo, estas cidades não apresentam estabilização de infecções pelo novo coronavírus.

"Entendemos que realmente a crise de saúde é muito séria, mas entendemos também que o governo tem condições de desafogar os números de Caruaru através do uso de leitos da capital, da assistência à população. Estamos às vésperas do São João, uma época muito importante para a cidade, e precisamos iniciar esse plano na cidade", argumentou o presidente da Acic, Luverson Ferreira.

Para o presidente do Sindicato dos Lojistas (Sindloja), Manoel Santos, o isolamento social não deve ser a única medida tomada pelas autoridades. "O setor empresarial já deu seu sacrifício, a maioria das empresas fechadas esse tempo todo. Agora é o momento de poder voltar a trabalhar, senão Caruaru daqui a pouco vai se tornar um cemitério de empresas. É uma situação de desespero", afirmou.

Outras atividades

Apenas o comércio atacadista foi autorizado a funcionar nas 85 cidades do Agreste e Zona da Mata. Com o varejo fechado, outras atividades que estavam previstas para voltar seguindo o plano de convivência também não poderão ser reabertas.

É o caso das igrejas e templos, que poderão reabrir na Região Metropolitana do Recife (RMR) e no Sertão a partir da próxima segunda (22). "Nos pegou de surpresa, porque a expectativa foi criada. Os membros ficam perguntando. Quando surgiu na RMR a possibilidade de abertura, criou-se mais expectativa ainda", lamentou o pastor da 1ª Igreja Presbiteriana de Caruaru, Flávio Marcos.

Veja na reportagem do "Por Dentro", da TV Jornal Interior: