Proibição

Com comércio fechado, veja o que pode funcionar em Caruaru

Estado proibiu reabertura em 85 cidades por causa dos números da covid-19

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 15/06/2020 às 12:02
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

Uma decisão anunciada pelo Governo de Pernambuco na semana passada barrou a reabertura do comércio de rua e outras atividades econômicas em Caruaru, no Agreste, e outras 84 cidades do interior.

Por causa disto, Caruaru segue na etapa anterior do Plano de Convivência com a Covid-19, enquanto a Região Metropolitana do Recife (RMR), algumas áreas da Zona da Mata e o Sertão estão reabrindo o comércio.

Por enquanto, o varejo de bairro e do centro só podem funcionar para delivery na Capital do Agreste. Os shoppings, centros comerciais e praças de alimentação só podem funcionar para delivery e coleta através de drive-thru.

Segundo o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) Caruaru, Adjar Soares, muitos comerciantes tinham se preparado para a reabertura que não ocorreu: "Realmente está muito difícil a situação do comércio. Temos caso de muitas demissões, muitas lojas estão com dificuldades de manter seus funcionários e a expectativa é que volte o quanto antes".

O comércio atacadista foi autorizado a abrir na semana passada, e pode funcionar das 9h às 18h. Também na semana passada, foram reabertos os consultórios, ambulatórios de profissionais de saúde, serviços de apoio diagnóstico, terapêuticos e óticas.

As lojas de material de construção estão funcionando normalmente e a construção civil pode funcionar com 50% dos funcionários.

Feira da Sulanca

A Feira da Sulanca continua proibida de funcionar por força de decreto estadual. De acordo com a prefeitura de Caruaru, os sulanqueiros só podem comercializar através do telefone e de redes sociais, e a entrega pode ser realizada de forma autorizada através da plataforma Delivery Sulanca, no Polo Caruaru.

De acordo com a prefeita do município, Raquel Lyra, na última semana, R$ 12 milhões foram movimentados através do uso da plataforma Delivery Sulanca. A prefeita informou que está discutindo como e quando será a reabertura da feira com os prefeitos das principais cidades do Polo de Confecções, como Toritama e Santa Cruz do Capibaribe.

Apesar disto, a existência da plataforma não impede alguns sulanqueiros de continuarem comercializando irregularmente no Parque 18 de Maio, principalmente após a reabertura de lojas atacadistas na área. Na manhã desta segunda-feira (15), houve congestionamentos, comercialização em carros e nas calçadas, entre outros.

Coronavírus em Caruaru

De acordo com balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesse domingo (14), Caruaru tem 1.106 casos confirmados da covid-19. Destes, 108 estão em isolamento domiciliar, 24 estão internados, 82 morreram e 892 estão recuperados da doença. O município investiga 212 casos (incluindo quatro óbitos) e já descartou 2.467. Ao todo, foram realizados 3.785 testes, entre moleculares e rápidos.

Na manhã desta segunda-feira (15), a prefeitura realizou uma coletiva de imprensa online para atualizar a situação da pandemia na cidade.

Veja a lista de cidades que não puderam reabrir o comércio:

III Geres (Palmares) - 22 municípios: Água Preta, Amaraji, Barreiros, Belém de Maria, Catende, Cortês, Escada, Gameleira, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Lagoa dos Gatos, Maraial, Palmares, Primavera, Quipapá, Ribeirão, Rio Formoso, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, Sirinhaém, Tamandaré, Xexéu.

IV Geres (Caruaru) – 32 municípios: Agrestina, Alagoinha, Altinho, Barra de Guabiraba, Belo Jardim , Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Felix, Caruaru, Cupira, Frei Miguelinho, Gravatá, Ibirajuba, Jataúba, Jurema, Panelas, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Uma, São Caetano, São Joaquim do Monte, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Toritama, Vertentes.

V Geres (Garanhuns) - 21 municípios: Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçados, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Itaíba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmerina, Paranatama, Saloá, São João, Terezinha.

XII Geres (Goiana) – 10 municípios: Goiana, Aliança, Camutanga, Condado, Ferreiros, Itambé, Itaquitinga, Macaparana, São Vicente Ferrer, Timbaúba.