Tutorial

Como fazer pagamento no Caixa Tem? Veja passo a passo

No aplicativo, é possível pagar contas e boletos com o auxílio emergencial

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 04/07/2020 às 9:40
Reprodução/Caixa
FOTO: Reprodução/Caixa

Através do aplicativo Caixa Tem, os beneficiários do auxílio emergencial e os trabalhadores que estão recebendo o FGTS emergencial podem movimentar o dinheiro e fazer algumas operações, como o pagamento de contas de luz, de água e boletos em geral. Mas como fazer pagamento no Caixa Tem? Confira o passo a passo a seguir.

Primeiro, abra o aplicativo Caixa Tem e clique em "Realizar pagamentos". Duas opções irão aparecer: "ler código com a câmera" ou "digitar código de barras". Se você escolher a primeira opção, será preciso permitir o acesso à câmera do seu celular e em seguida apontar a câmera para o código de barras. Se preferir digitar o código, é só verificar a conta ou boleto e digitar o número no aplicativo. É possível ainda copiar o código e colar.

Como transferir o auxílio emergencial para outra conta? Confira

Veja como transferir o auxílio emergencial do Caixa Tem para carteiras digitais

Em seguida, clique em continuar. Caso você tenha outra conta na Caixa, poderá trocar de conta nesta etapa. Na próxima tela, você deverá conferir os dados: preste atenção no valor da conta para verificar se tudo está correto. Se sim, clique em "Realizar pagamento". Se houver alguma alteração a fazer, clique para voltar ao início.

Saiba como pagar na maquininha pelo Caixa Tem

Depois de clicar em realizar pagamento, será preciso digitar a senha de seis dígitos do Caixa Tem. Pronto, agora é só salvar ou compartilhar o comprovante da operação. Em caso de dúvidas, é possível acionar a Caixa através dos números: 3004.1104 (capitais e regiões metropolitanas), 0800 726 0104 (demais regiões) e 0800 725 7474 (Ouvidoria).

Veja no vídeo:

Caixa Tem

As pessoas que recebem o auxílio emergencial através da Poupança Social Digital Caixa precisam baixar um aplicativo no celular para conseguir movimentar o dinheiro. A partir da data de recebimento, só é possível utilizar os recursos desta forma, até chegar a data do saque. Usando o aplicativo Caixa Tem, não é necessário ir até uma agência para fazer compras, pagar contas e boletos, entre outros serviços.

Auxílio emergencial: Caixa explica motivo de instabilidade no Caixa Tem

Cartão de débito virtual

Quem recebe pela Poupança Social Digital pode emitir o cartão de débito virtual para fazer compras na internet e em sites e aplicativos que aceitam débito. A emissão é gratuita e a compra é debitada diretamente da conta, sem a necessidade de sair de casa.

> Auxílio emergencial: veja como usar o Caixa Tem para movimentar o dinheiro

Para gerar o cartão, o beneficiário só precisa acessar o aplicativo e selecionar a opção Cartão de Débito Virtual, na tela inicial, e seguir o passo a passo. Depois disso, o aplicativo envia a imagem do cartão com os dados para o usuário usar na internet. Para usar o cartão, é preciso apenas informar os dados nos sites e aplicativos que aceitam operações no débito. Em cada transação, é gerado um código de segurança.

Compra com maquininhas de cartão

Quem recebe pela poupança digital também pode fazer compras através das maquininhas de cartão, em estabelecimentos físicos habilitados.

O processo funciona através da leitura de um QR Code, que é gerado pelas maquininhas das lojas. Esta funcionalidade só é possível em celulares com câmera, já que a leitura do código é feita através dela.

Quando o cliente seleciona a opção "Pague na maquininha", no app Caixa Tem, a câmera abre automaticamente. O usuário precisa apontar o celular para o código da maquininha e confirmar a operação.